Plano De Aula
Casos: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antequera • 18/3/2015 • 344 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
PLANO DE AULA DE PROTUGUÊS
IDENTIFICAÇÃO: Colégio Crescer e Aprender, 4º ano, Língua Portuguesa, 60 minutos.
PROFESORES: Fabiana Mendonça/Toni Oliveira.
CONTEÚDO: Leitura.
OBJETIVOS:
Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
Estabelecer correspondência entre a sonoridade e a escrita do texto.
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
RECURSOS MATERIAIS:
Textos poéticos (poemas).
METODOLOGIA:
Divisão de duplas e distribuição, para todos os grupos de uma folha com quatro textos poéticos, propondo que os leitores não convencionais (os alunos que ainda não sabem ler corretamente) participem da atividade e aprendam com ela;
Para os alunos que já lêem convencionalmente, propor a eles que selecionem o poema que mais gostou e explicar o porquê da sua escolha. Organizando em seguida uma conversa coletiva com o objetivo de explicar o desenvolver de um poema e sua definição.
AVALIAÇÃO:
Registro de observações sobre a participação dos alunos: quais se desempenharam mais na leitura e no esforço da aprendizagem, como justificaram as escolhas dos poemas e o desempenho das duplas se trabalharam bem.
REFERÊNCIAS:
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u28.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema
RODRIGUES, Ana Cristina de Araújo/OLIVEIRA, João batista Araújo. Programa Alfa e Beto Coletânea: Alfabetização pelo método metafônico. 5ª Ed. Alfa educativa – Belo Horizonte/MG, 2007.
FABIANA MENDONÇA DO CARMO
TONI OLIVEIRA DE MENEZES
PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS – GÊNEROS TEXTUAIS
ARACAJU
2010
O QUE É POEMA?
O poema é uma obra de arte e tem valor permanente. É uma obra em verso, uma composição poética de certa extensão, com enredo. Existem também poemas escritos em prosa. Embora sejam escritos em prosa, têm todas as características de uma poesia.
Apesar dessas características relacionadas com a poesia, o poema é diferente de poesia. O poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.
“Fazer poema é a arte de esculpir palavras, pegar a argila da idéia bruta e ir lapidando, construindo um objeto poético tirando uma rima pobre daqui, descobrindo um substantivo melhor ali, uma metáfora, um adjetivo, moldando a inspiração tornando-a diamante retirando excessos polindo a superfície no fim, o poema pronto, a obra de arte no ponto certo de ir pra exposição.”
Na Grécia antiga
...