Plano De Aula Leitura
Exames: Plano De Aula Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: penelopebatista • 27/10/2014 • 2.394 Palavras (10 Páginas) • 511 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE AULA
LEITURA
Aluna: Maria Ester Della Torre RA: B8509F4
Aluna: Rafaela R. C. Dessimoni Batista RA:T249627
4°Semestre de Pedagogia
São José do Rio Pardo/SP
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado na escola Tarquínio Cobra Olyntho, no dia 28 de setembro de 2014, durante o período da manhã, no programa escola da família.
Participaram do plano de aula, crianças entre 6 a 11 anos de idade. A aplicação deste plano de aula durou 2 horas e 30 minutos, e teve o intuito de trabalhar leitura e interpretação diante do tema proposto, usando diferentes gêneros textuais.
A criança que lê, é beneficiada em diversos sentidos, aprendendo, pronunciando as palavras, e se comunicando melhor, além de estimular o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e proporcionar um conhecimento de mundo e ideias diferentes, aperfeiçoando sua visão de cultura.
Quanto mais se lê, mais familiarizada a criança ficará com a escrita, facilitando assim a alfabetização e seu entendimento, portanto a leitura deve ser incentivada para se tornar um hábito, pois ela tem o poder de expandir conhecimentos e construir cidadãos conscientes.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
Paulo Freire
2. PLANO DE AULA
Trabalho com leitura: Tamanho não é documento
2.1 Objetivo(s)
• Propiciar a leitura com o livro de maneira prazerosa, tendo-o como fonte de muitas informações e entretenimento;
• Confrontar interpretações;
• Estabelecer relações com outros textos;
• Conhecer diferentes ilustrações, compartilhar o efeito que uma ilustração produz, confrontando as interpretações dos participantes.
Ampliar o repertório literário
• Perceber que a constituição física nem sempre implica limitações atléticas;
• Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos;
• Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
2.2 Pré Aula
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=pkqd0p4oW30
Publicado em 18/10/2011
Com 67 cm de altura e 5,5 kg, Khagendra Thapa Magar tem quase o tamanho de um recém-nascido, só que aos 19 anos. Conheça o nepalês, que é o segundo menor homem do mundo. Propomos aos participantes que se dispusessem em fila, de acordo com a altura de cada um, em forma crescente, com a finalidade de que todos percebessem as diferenças físicas presentes. Após a medição demos inicio as atividades de leitura.
2.3 Aula
A primeira leitura a ser trabalhada foi o livro Tamanho não é documento da escritora Januária Cristina Alves, 1999, Editora Caramelo, com ilustrações de Luciana Navarro Alves.
A História que vou contar pra vocês aconteceu na Idade da Pedra, muito tempo atrás...
Foi questionado aos participantes o que significa o termo “Idade da pedra”, obtivemos diversas respostas, como” idade das cavernas”, “pré – história” e” tempo antigo”, todas as informações foram anotadas na lousa.
Era uma época de anões e gigantes, só que anões se casavam com anãs e gigantes com gigantas.
Como ninguém manda no coração, um dia, uma linda giganta chamada Nana caiu de amores por um anãozinho, muito charmoso e chamado Nanico.
Não demorou muito para eles perceberem que aquela paixão seria um negócio complicado...
Foi questionado por que a paixão entre os dois seria complicada. As crianças responderam que seria complicada pelo fato deles serem diferente, um maior que o outro e porque o anãozinho não conseguiria beijar a giganta, o que se confirma no decorrer da história.
Quando queria falar com alguém sobre seu amor, a giganta Nana conversava com sua melhor amiga, Pedra Pesada. (Naquele tempo, até as pedras falavam!).
Pesada ficava morrendo de pena de ver um amor tão lindo, mas tão difícil de acontecer...
Imaginem só que o anão Nanico nunca tinha conseguido dar um só beijinho na sua namorada; ela era muito alta para ele!
E a giganta Nana, pobrezinha, nunca ouvia as palavras de amor do namorado, porque não conseguia escutar a voz dele, que vinha lá de baixo!
Foi perguntado às crianças o porque Nana não conseguia ouvir o que Nanico dizia, elas responderam que Nanico era muito pequeno e falava muito baixo, e Nana era muito alta e que a voz dele não chegava até ela.
Já quando ela falava, Nanico tinha que tapar os ouvidos, pois a voz dela mais parecia um trovão!
Foi questionado aos alunos porque a voz de Nana parecia um trovão, elas responderam que Nana era muito forte e alta e sua voz também.
Um dia, Pedra Pesada teve uma ideia genial...
Perguntamos as crianças qual seria a ideia da Pedra Pesada, elas responderam que era para Nana e Nanico ficarem deitados para que pudessem alcançar um ao outro, outras crianças responderam que a Pedra não ia permitir que os dois namorassem, e outro disse que a Pedra iria deixar Nanico subir em cima dela, para chegar até Nana.
Chamou uma porção de amigas suas e, todas juntas, uma em cima
...