Planos De Aula
Casos: Planos De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitarafinha • 18/11/2013 • 391 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Plano de Aula
Leitura e Escrita: Hora da chamada
Consigna: Observar durante toda a atividade as muitas tentativas de escrita e leitura e registrar no caderno de registro e avaliação.
Objetivo: Realizar a leitura do próprio nome e reconhecer os dos colegas. Reconhecer as letras e escrever o próprio nome.
Procedimento didático: Após a leitura de todos os nomes, distribua uma ficha com o nome de cada criança, o seu próprio nome. Peça que todos reproduzam o escrito, com o alfabeto móvel, (o processo deve ser auxiliado com questionamento: tem certeza que é esta letra?... a letra esta do lado correto?). Propor que cada criança escreva seu caderno o próprio nome, atividade, ou desenhos o que for proposto. (Sempre orientar os pequenos á consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar duvidas).
Material /Recursos: Fichas com o nome das crianças; alfabeto móvel (com letras maiúsculas e minúsculas).
Faixa Etária: 5 anos
A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização
O trabalho com textos em sala de aula oferece sentido mais amplo às praticas educativas, alem de motivar os alunos a aprender com maior facilidade.
O objetivo de se trabalhar textos para a alfabetização é avançar no conhecimento da linguagem escrita, desenvolver o raciocínio, a criatividade e a imaginação.
Essa importância de trabalho é utilizada, pois proporciona aos alunos maiores interações nas trocas de experiências e conteúdos transmitidos. O texto trabalhado na alfabetização traz a curiosidade, desvela o desconhecido, provoca inquietações, levanta questionamentos, estimula o prazer pela leitura e o interesse em aprender para conhecer.
A importância da leitura no processo de produção de textos
A leitura no processo de produção de textos é importante, pois alem de ampliar sua visão de mundo, enriquece o vocabulário, reconhece a coerência textual e adquiri uma bagagem de conhecimentos essenciais para que tenhamos produtores de textos com mais conteúdos com clareza e criticidade.
“A leitura conduz ao leitor á diversas compreensões sobre o texto, concedendo seus significados relacionados a outros textos lidos por ele” “(Lyolo Apud Geraldi 2003).”
Freire diz que a “leitura de mundo precede a leitura da palavra e que a leitura desta, ou seja, da palavra implica na continuidade da leitura daquela, isto é, da leitura do mundo”.
Desse modo podemos observar que a leitura é importante na formação de cidadãos (leitores) críticos, nos tornando capazes de compreender os acontecimentos do mundo que nos cerca.
...