Português - Simbolismo No Brasil
Ensaios: Português - Simbolismo No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SamanthaCalixto • 7/8/2014 • 682 Palavras (3 Páginas) • 567 Visualizações
Trabalho de Português
Trabalho de Português
“Simbolismo no Brasil”
Feito por:
.Samantha;
.Isabela;
.Yanca;
.Adriana;
.Gabriely;
.Aryane.
Professora: Ana Paula.
Introdução
O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.
No Brasil, o simbolismo teve início no ano de 1893, com a publicação de duas obras de Cruz e Souza: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920.
O Simbolismo
Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Foi movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas. Não foi considerado uma escola literária. Sua primeira obra As Flores do Mal, do poeta Charles Baudelaire. É bastante relevante não confundirmos o Simbolismo com a Simbologia, a qual é a ciência que estuda, analisa e interpreta os significados dos símbolos reais ou metafóricos.
Principais características
Subjetivismo
Os simbolistas tiveram maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão da realidade não desperta o interesse deles, e, sim, está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e buscam o inconsciente, o sonho.
Musicalidade
Também encontramos o simbolismo na música, como afirma Paul Verlaine (um dos mestres do simbolismo francês) em seu poema "Art Poétique": "De la musique avant toute chose..." (" A música antes de mais nada...").
Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo, a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do gênero, transmite a ideia de uma Obsessão pelo branco (outra característica do simbolismo).
. Literatura do simbolismo
Os temas são místicos, espirituais, ocultos. Abusa-se da sinestesia, sensação produzida pela interpenetração de órgãos sensoriais: "cheiro doce" ou "grito vermelho", das aliterações (repetição de letras ou sílabas numa mesma oração: "Na messe que estremece")
...