Positivismo
Por: juhfran • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
Positivismo
Pai do positivismo, Augusto Comte acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo através das ciências exatas e biológicas. Viveu em um período da história francesa em que se alternavam regimes e revoluções. A agitação levou a uma crise dos valores, Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando em uma teoria que chamou de positivismo.
Definição
O liberalismo foi triunfo europeu no século XIX, considerando o humano como base da lei natural, em que o homem é livre e a liberdade é a igualdade dos indivíduos, começou a sofrer transformações, reduzindo o conhecimento à experiência sensível e se fundamentando na filosofia cientifica.
Contestando o liberalismo nasce o cientificismo reduzindo as experiências aos sentidos, com a fraqueza do liberalismo, o positivismo passa a dominar, defendendo que somente o conhecimento cientifico é verdadeiro, não admitindo verdades ligadas a crenças ou ao sobrenatural, a partir dai a sociedade passa a ser reavaliada para mudanças.
O positivismo da preferência as leis e fenômenos e acredita que o progresso da humanidade depende apenas de avanços científicos, observa-se o mecanismo do mundo ao invés de inventa-lo, afastando a metafísica e a teologia.
A teoria reduz o papel do homem como ser pensante para um ser apenas observador e que coleta informações, experimentando e observando que os fatos são ligados, portanto não resolve questões metafísicas não perceptíveis pela observação e experiência.
O positivismo é um dogmatismo físico, pois afirma a objetividade, e um ceticismo metafísico, pois não se pronuncia sobre a existência dos objetos metafísicos.
Fundamentos
O método do positivismo é o subjetivo, que é a dedução,observação, experiência e comparação, porem Comte também utiliza do método subjetivo que faz a combinação dos sentimentos, imagens e sinais.
A teoria comtiana possui a parte geral e a especial:
A parte geral há a teoria do três estados:
1º O estado teológico: em que o mundo é dominado pelo sobrenatural, religião e Deus, e se separa em três diferentes fases: o fetichismo cultuando objetos materiais e magias, o politeísmo na presença de vários deuses, e o monoteísmo na presença de um único Deus.
2º O estado metafísico: em que explica os fenômenos por meio de agentes sobrenaturais, reunindo as forças em apenas uma natureza.
3º o estado positivo: em que a ciência são os fatos, usando as leis da matemática, astronomia, física, química, biologia e lógica.
Segundo Comte, as experiências com todas as ciências comprovam que passaram pelos dois primeiros estados e só se constituíram quando chegaram ao terceiro. Augusto só reconhece as ciências experimentais ou positivas, dividindo assim as ciências abstratas das concretas, sendo ciências abstratas: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia, e as concretas: mineralogia, botânica e a zoologia, dispostas em níveis.
A parte especial pode ser considerada em quatro aspectos:
1º psicológico: avalia a alma como um conjunto de funções cerebrais.
2º ontológico: reconhece apenas o relativo, o sensível, o fenomenal e o útil.
3º e 4º sociológico e religioso: parte da divisão de poder social em material, ate a adoração de deus.
A religião da humanidade
"O amor por princípios, e a Ordem por base; o Progresso por fim."
Usa a moral "Viver para outrem", ou seja, submeter o individuo à família, a família à pátria e a pátria à humanidade, e "Ordem e progresso", a organização perfeita para a vida social.
O amor procura a ordem e a leva ao progresso, a ordem solidifica o amor e dirige o progresso, o progresso desenvolve a ordem e reestabelece o amor. Deste pensamento Comte criou a religião da humanidade, sendo racional, exclusivamente humana,que não admite sobrenatural e nenhuma crença, concorrendo para o aperfeiçoamento moral, intelectual e pratico. Como escrito por ele em Apelo aos Conservadores "real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático" .
Através dela a vida dos homens é conduzida e os leva a agir igualmente, na religião da humanidade Comte cria um novo calendário homenageando filósofos com seus nomes como meses e um novo catecismo trocando Deus pela humanidade.
Para o positivismo a humanidade é formada apenas por homens, Comte julgou a mulher como condenada a inferioridade pela natureza, tendo a única função moderadora de amar, porem sendo a providencia que sustenta todas as outras.
O culto da humanidade é abstrato e concreto, a oração é considerada uma obra de arte e o casamento é obrigatório, a religião positivista parte do concreto para o concreto.
Positivismo no Brasil
O movimento banhou o século XIX, diferente da Europa, as Américas trouxeram um caráter político ao positivismo. Carregando as revoluções da classe media, cria suas bases em cidades e principalmente na Academia de Direito, visando criar uma nova ordem frente a política.
...