Produção De Texto Inteerdisciplinar
Artigos Científicos: Produção De Texto Inteerdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianwsouza • 2/10/2013 • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 477 Visualizações
Na atual conjuntura educacional, não é mais possível continuar vendo a escola como um campo de atuação das manifestações culturais dominantes, uma vez que a escola tem como principio básico a formação dos cidadãos nas suas concepções mais amplas e democráticas, pois vivemos numa sociedade em que as manifestações políticas e culturais são múltiplas e variadas e, nesse contexto, se faz necessário à construção de uma prática pedagógica que privilegie as diferenças existentes no próprio ambiente de sala de aula.
O processo para uma aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores, dentre os quais, os mais prementes são: o talento do professor, o tipo intelectual do aluno, as oportunidades oferecidas pelo ambiente imediato da escola, perspectivas futuras de vida do aluno. E é por esse motivo que atualmente o principal objetivo é proporcionar com muita criatividade e conhecimento pedagógico atualizado, o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno em particular, de modo que este se realize de acordo com suas possibilidades. Para isso, o educador assume a responsabilidade de despertar interesse, gosto e estima por coisas que irão contribuir ao desenvolvimento intelectual e social dos educando, capacitando-as a formarem atitudes críticas e tentativas de resolução de problema envolvendo todo o seu grupo de convívio.
Cabe, portanto, aos professores mobilizar estes conteúdos em torno das temáticas escolhidas, de forma que os diversos eixos não representem continentes isolados, mas nos diversos aspectos que compõem o exercício da cidadania. Dentro do processo proposto, o professor tem um papel ativo, descobrindo e experimentando diferentes formas de ensinar, a partir de seu contato e interação com os alunos. Pesquisar, realizar experiências, manipular objetos, participar da situação cotidiana, fazer visitas, ir ao cinema, brincar, relacionar-se com outras pessoas, e muitas outras atividades, podem representar momentos de aprendizagem. Apresento uma atividade para educação infantil e fundamental: “O mestre mandou”
Objetivos: Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições dos atributos ditados pela professora.
Preparação: Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, composto de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa. Desenrolar: Os alunos deverão encontrar a peça que obedeça à seqüência de comandos estabelecida pela professora. A seqüência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. Os alunos escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. Eles selecionarão um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino deverá ser selecionado. A professora poderá continuar acrescentando comandos ou apresentar uma seqüência pronta. Faça depois o processo inverso. Os alunos serão apresentados a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Eles deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida. Conclusão: A atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a adição como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão.
Por isso, o professor deve embasar sua prática em atividades que sejam significativas para a criança considerando sempre o que ela já sabe. Segundo Geertz (1983), cita que todo e qualquer processo educacional formal começa com a ação do professor em interação com os seus alunos, ele tem um papel importantíssimo nos primeiros anos da vida escolar da criança, no ensino fundamental, além de ser um referencial do conhecimento, ele é também um referencial afetivo do aluno, e suas atitudes são valorizadas e imitadas como modelo de perfeição. Isto coloca sobre o profissional de educação uma enorme carga de responsabilidade, quando que, muitas vezes, o mesmo ainda não está preparado para suportá-la, ou seja, assumí-la como parte de seu ofício. Não existem professores sem alunos e ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, aprenderem juntos. Para ensinar precisamos aproximar o aluno dos objetos provocando curiosidades e pesquisas, pois a pesquisa
...