Produção Textual Interdisciplinar Individual _ Relatos Diferentes, Uma Narrativa.
Artigos Científicos: Produção Textual Interdisciplinar Individual _ Relatos Diferentes, Uma Narrativa.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maely123 • 14/5/2014 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 557 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO 4
2.2 A IMPORTâNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 5
2.3 A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA E DA COERÊNCIA ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA DAS EMPRESAS PARA A SOCIEDADE 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O homem para se comunicar com precisão precisa tecer bem a palavra, exprimir suas ideias e sentimentos; aperfeiçoar as qualidades tipicamente tangíveis; ter alteridade; eliminar os conceitos antigos; adequar crenças e verdades profundas; e conduzir-se na direção favorável para encontrar o entendimento e o coração das pessoas.
Com esforço coletivo, agregar pessoas, falar e ser compreendido, expor ideias e ser aceito. Esses são desafios a serem superados nesse milênio.
O conceito da comunicação é essencial para cada indivíduo, no seu cotidiano, principalmente no seu ambiente de trabalho, para sua identidade e também em grupos sociais em que se relacionam. É uma peça fundamental para a existência de uma empresa e na formação de grupos de trabalho levando a mesma para o sucesso ou para o fracasso.
A comunicação é um ofício, e quando aperfeiçoada continuadamente pode alcançar a sua primazia. Para que isso ocorra o seu desempenho deverá ser constante, pelas formas corretas de se expressar ou mesmo pela ciência dos diferentes instrumentos utilizados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é bem peculiar no dia a dia de cada ser humano. É através dela que exprimimos nossas insatisfações, conhecimentos, desejos, necessidades e criamos um laço de relacionamento com as pessoas que nos rodeiam isso é um aspecto essencial a nossa subsistência.
Se observarmos em uma organização, a comunicação entre os seus colaboradores só se estabelece com base na própria existência dos seus princípios, isso ocorre de maneira interna. Quando bem aplicada, sua repercussão refletirá precisamente aonde se quer chegar, ao mercado, que é o seu objetivo principal.
Se tratando de comunicação, os responsáveis devem se comunicar com extrema capacidade para que não ocorra nenhum desentendimento e colocar a empresa em situações que denigre a imagem o que dificultará as negociações com fatores externos. Para que isso ocorra é necessário que os colaboradores designados a tais funções devam estar inteirados de toda e qualquer atividade do departamento interno, seja na contabilidade, nas auditorias, nos conselhos e assembleias de maneira que absorva todas as informações que se façam necessárias para qualquer diligência.
Mas quem são os grandes responsáveis por esta transmissão de ideias? Na verdade, todos os funcionários de uma organização, estão legados direta ou indiretamente e são responsáveis por propagar, mas cada gestor em seu importante papel de chefia pode ser nomeado como grandes divulgadores dos processos de comunicação.
A comunicação interna não deve estar voltada somente como a circulação de informação para dar a conhecer o que deve ser feito, como deve ser feito e quem faz o quê. Deve ser compreendida e vista como o processo de criação de um conjunto de elementos de interações entre vários emissores e receptores que se interligam, se influenciam e dividam significados simbólicos. Com base neste processo de comunicação é possível criar e construir o projeto de uma empresa e divulgar sua missão e a cultura para os demais níveis. Tendo em vista que o líder tem esta responsabilidade, cabe a ele saber usá-la com sabedoria, pois para que a organização possa estar cobrando resultados dos seus colaboradores deve ensiná-los a desenvolvê-los em um conjunto de requisitos comunicacionais, relacionais e organizacionais. As pessoas devem ter em mente qual a importância de seu trabalho, para que ele serve, quais são seus benefícios, o porquê deve ser bem feito ou aperfeiçoado, enfim, deve saber qual é a cultura de sua empresa, sua visão, sua missão e seus valores.
Uma empresa atua se entrelaçando. Quando ela determina a usar um plano de comunicação ela tende a aprimorar as suas atividades diminuindo os isolamentos internos e externos levando elevando possíveis negociações, aderindo métodos de ação, expandindo as relações em conjunto e convertendo a si mesma.
2.2 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O campo externo está constantemente em transformações o que obrigatoriamente faz com que as organizações sigam um modelo interno de
mudanças. Com uma demanda ainda maior por parte dos seus colaboradores. O que faz com que surjam novas teorias, técnicas, ferramentas e métodos inovadores para uma eficácia ainda maior no que tange os resultados para o sucesso das organizações. Apresentando uma nova cultura, implantando um sistema de gestão para o processo de decisão e para formação de pessoas nas mudanças das empresas.
Num clima organizacional as habilidades interpessoais dependem de um convívio bom, e na maioria das vezes parte pela forma de agir ou de atingir seu objetivo e de uma boa proximidade com seus superiores, subordinados, colegas ou clientes interno e externo.
Para que uma organização alcance uma posição privilegiada é necessário que todos que a compõem, estão sujeitos uns aos outros, adotando uma postura competente para administrá-los. Não só centralizando em si próprio, depreciando os relacionamentos com outros colaboradores da organização.
Com os processos de mudanças, a aptidão de arquitetar e manter relacionamento com outras pessoas parece incrivelmente fantástico.
Quando compartilhada experiências positivas, todos são enriquecidos e a empresa também, quando metas são alcançadas e os relacionamentos valorizados, tudo se torna eficaz.
Capacidade interpessoal é uma particularidade que pode ser aplicada e estendida. A transformação inicia-se dentro de cada indivíduo.
2.3 A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA E DA COERÊNCIA ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA DAS EMPRESAS PARA A SOCIEDADE
Na década
...