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Programação Estruturada I

Artigo: Programação Estruturada I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

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A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Ivair Teixeira

Faculadede Anhanguera de Valinhos

Rodrigo Amaral Rocha

Faculdade Anhanguera de ValinhosSistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a

tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando

metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

 Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de

distribuição da informação.

 Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e

implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.

 Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes

domínios de aplicação.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português

estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico.

 Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que

podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável.

 Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico,

que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para

realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2.

 Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas

para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada.

 Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado,

que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para

complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em

equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

DESAFIO

A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta

constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado,

o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a

resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos

computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas

por operações puramente manuais.

O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de

programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e

2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser

segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e

evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

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receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela

operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos

dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso

...

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