Projeto Biblioteca
Casos: Projeto Biblioteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tereza82 • 8/10/2014 • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 328 Visualizações
Disciplina Português
Projeto biblioteca
Educação infantil: 5 anos
Projeto semanal
Nosso principal objetivo é inserir a criança em práticas sociais reais que envolvem a leitura e a escrita, mesmo antes de estar formalmente alfabetizada, permitindo aos alunos vivenciar e responder às atividades propostas, em espaços organizados e diferenciados para esse fim. Portanto, as atividades propostas no Projeto Biblioteca vão proporcionar ao aluno momentos para ler (em sentido amplo), escrever, escutar, falar, criar, brincar, se relacionar com o outro, o mesmo que materializar um ambiente significativo,
com vistas ao desenvolvimento de hábitos saudáveis na relação direta com o livro.
Nossa intenção é incrementar as propostas de leitura nas bibliotecas, transformando-as em momentos de interlocução entre os textos escritos e os leitores e, também, de como a biblioteca pode ser um espaço vivo, instigante, aberto para o mundo da palavra em suas manifestações verbais e escritas.
Quando se lê, criam-se contextos, caminhos multiplicados a partir de diferentes situações, como resultado da compreensão do tema em questão. Acolher esses novos jeitos de olhar é o mesmo que elaborar uma síntese própria, condição desejável para a formação de bons leitores.
Partilhar uma leitura com outras pessoas é ampliar as possibilidades de troca entre diversos contextos. Ler para compartilhar o conhecimento deve ser uma prática cotidiana das bibliotecas, incentivada pelos professores. Porém, não podemos nos esquecer de que a biblioteca pode ser o espaço onde as crianças experimentam o prazer particular e insubstituível da leitura sem um fim imediato, ou seja, ler pelo prazer da leitura.
Justificativa
O objetivo principal da biblioteca é atrair a atenção da criança para os livros, familiarizá-la, enriquecer seu vocabulário, investir na formação do leitor assíduo, visando oferecer aos alunos habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, é possível concluir que a capacidade de ler é essencial à realização pessoal e profissional, mas também indispensável para o seu conhecimento de mundo.
A biblioteca pode ser considerada, portanto, lugar onde os alunos encontram material para complementar, acrescentar em favor do desenvolvimento da criatividade, imaginação e senso crítico. É na biblioteca que os alunos podem descobrir gostos, investigar, adquirir novos conhecimentos, escolher livremente suas leituras preferidas e sonhar com muita imaginação.
Nesse contexto dinâmico, a comunhão entre os processos de aprendizagem e o prazer de ler e poder compartilhar se materializam, porque o contrário disso influencia negativamente no desenvolvimento integral das crianças, promovendo a exclusão social e menos cidadania.
Objetivos gerais
• Despertar o gosto pela leitura, visando facilitar o acesso dos alunos ao livro.
• Estimular o interesse pela biblioteca e, consequentemente, pela leitura e pesquisa de maneira que seja explorada ao máximo a riqueza oferecida por ela.
• Incentivar a leitura de livros infantis por meio da interpretação deles, levando ao aluno o universo lúdico que existe nesse tipo de literatura.
• Desenvolver a vontade de ler e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimento.
• Favorecer o contato da criança com certa quantidade e variedade de materiais a fim de estimular a curiosidade a respeito da leitura e da escrita.
Segunda-feira – Brincando com emoções
1- atividade: colocar à disposição livros com poemas que retratem sentimentos e deixar que os alunos explorem livremente.
2- atividade: ler o poema Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã, grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa pisar em tapete persa, eu te ama e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão, dias quentes de verão, descer pelo corrimão.
Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.
Após a leitura, conversar com os alunos o que acharam e sentiram, durante a leitura.
3- atividade: propor que desenhem alguma “coisinha à toa” do dia a dia, que os deixam felizes.
4- atividade: apreciação das atividades com a seguinte proposta: comente sobre o seu desenho.
Avaliação: Avaliar se os alunos fizeram relações entre pensamentos e momentos felizes.
Terça-feira - poema musical
1- atividade: ouvir a música: “O pato” de Vinícius de Morais. Transcrever a letra dessas músicas em um cartaz, para que as crianças acompanhem o seu conteúdo.
Antes de ouvirem as músicas, pergunte quem já as conhece
Colocar as músicas para que primeiramente as ouçam.
Colocar as músicas novamente para que as cantem.
Dividir os alunos em dois grupos para que cada um cante um verso.
O pato
Vinicius de Moraes
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para
...