Pêndulo eletrostático
Por: gih_frazilli • 6/10/2016 • Projeto de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 935 Visualizações
Pêndulo eletrostático
Objetivo------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conpreender o conceito de carga elétrica através do processo de eletrização por contadto do elétroscópio de pêndulo.
Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na eletrização por contato quando colocamos dois corpos condutores em um ser tipo de contato,um eletrizado e o outro neutro (sem carga),pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro,fazendo com que o corpo neutro se eletrize. As cargas em excesso do condutor eletrizado negativamente se repelem e alguns elétrons passam para o corpo neutro,fazendo com que ele fique também com elétrons em excesso e,portanto,eletrizado negativamente .
O Pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletiza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga desconhecida.
Materias utilizados-----------------------------------------------------------------------------------------------------
• Linha de algodão (linha de costura)
• Papel-alumínio
• Tubo de caneta esferográfica ou canudinho de refresco,ambos de plástico.
• Tira de flanela ou lã (ou seus próprios cabelos)
Procedimentos----------------------------------------------------------------------------------------------------------
1- Faça uma pequena bolinha com o papel-alumínio e prenda-a em um pedaço (cerca de 30cm de comprimento) de linha de algodão.
2- Peça a um colega que segure a outra extremidade da linha,mantendo a bolinha suspensa,sem tocar em nada.
3- Pegue o tubo da caneta esferográfica não eletrizado (que não tenha sido atritado com nada) e aproxime-o da bolinha,sem encostar .
4- Eletrize agora a caneta ,atritando-a com a tira de flanela ou lã (ou no seu cabelo) , que devem estar secos.
5- Volte a aproxima-la da bolinha. Não deixe a bolinha encostar na caneta eletrizada.
6- Mantenha a bolinha suspensa, sem tocar em nada, e atrite novamente a caneta em seus cabelos.
7- Agora deixe que a bolinha entre em contato com a caneta. Nesse momento, você notará que,logo após a contato,passa a correr repulsão entre a bolinha e a caneta eletrizada.
...