Racismo: Preconceito E Discriminação Na Educação Infantil
Trabalho Escolar: Racismo: Preconceito E Discriminação Na Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayameira • 17/12/2014 • 724 Palavras (3 Páginas) • 11.622 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Mayara Meira
RU: 813056
1 TEMA
Racismo: Preconceito e discriminação na Educação Infantil.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Como acontece o racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como perceber o preconceito e discriminação racial no ambiente escolar com alunos da Educação Infantil?
3 JUSTIFICATIVA
O racismo está presente no nosso cotidiano, apesar de todo desenvolvimento da sociedade ainda encontramos varias formas de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais. Nas teorias da lei e dos direitos humanos o racismo é um ato que deveria ser totalmente extinto da sociedade. Sendo assim, este trabalho tem por finalidade identificar através de referenciais teóricos varias formas de racismo, preconceito e discriminação que acontece com alunos da Educação Infantil, analisar suas consequências, compreender o papel do professor e da escola no processo de socialização.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Compreender como acontece o racismo, o preconceito e a discriminação na Educação Infantil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar formas de racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil.
• Compreender o papel do professor e da escola no processo de socialização em relação ao racismo, preconceito e discriminação.
• Analisar as consequências do racismo, preconceito e discriminação no desenvolvimento da criança.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a Educação Infantil, corresponde ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O racismo esta presente em nossa sociedade, assim como a necessidade moral e a tarefa política de supera-lo, sendo assim a educação é terreno decisivo nessa luta e garantia certa de vitória. (MUNANGA, 2005, P.10)
MUNANGA (2005, p.54) conclui que:
... O preconceito manifesta-se em brincadeiras ou apelidos alusivos à cor, na seleção racial do colega de estudo ou do banco escolar e na própria expectativa do professor quanto ao rendimento do aluno negro quando comparado ao branco...
A discriminação racial na escola não se restringe apenas as relações interpessoais, os diversos materiais didático-pedagógicos utilizados em sala de aula, geralmente apresentam as pessoas brancas como referencias positiva e os negros quase sem exceção aparecem nestes materiais somente para ilustrar o período escravista ou desprestigio social. (BRASIL, 2005)
Sendo nesta etapa da Educação Básica que a criança desenvolve o senso de cidadania e convívio social, é fundamental o papel da escola e do professor neste processo. O ambiente escolar deve ser utilizado não apenas como espaço de informação, mas também como espaço de formação de cidadãos éticos. “Falar de socialização do zero aos sete anos é falar de uma etapa fundamental para o desenvolvimento humano.” CAVALLEIRO (2000, p.15).
Muitos dos referenciais teóricos
...