Relação entre aluno e professor
Por: dilabragafreitas • 15/5/2015 • Dissertação • 414 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Introdução
A relação professor e aluno é uma relação onde à cooperação de ambas as partes contribui para o crescimento do educando e para o êxito do educador ao aplicar seu conhecimento e técnicas com a finalidade de transmitir o conteúdo e suas diretrizes.
A construção do conhecimento segundo Vygotsky se da coletivamente, o contato entre professor e aluno, pode trazer uma rica experiência a ambas as partes, onde as relações, os valores e os princípios serão desenvolvidos, assim como hábitos atitudes e a assimilação de valores.
Referências: Vygotsky APUD GOMES. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [S.I] São Paulo, Martins Fontes, 1988 P.97.
(GOMES, 2002)
Texto
Imcumbe-se ao professor a tarefa de “zelar pela aprendizagem dos alunos”, facilitando seu entendimento não apenas transmitindo informações, mas criando condições para que o aluno adquira e absorva as informações; tornando acessível o conhecimento teórico, traduzindo-o a uma linguagem de fácil compreensão e relacionando esse conteúdo com o cotidiano e com vivências diárias.
Por sua vez os estudantes devem ser capazes de conhecer suas necessidades de desenvolvimento, ter uma ativa participação nas diferentes oportunidades educativas, sendo coautores do seu processo de formação; interagir de forma aberta e respeitosa, e colaborativa com seus educadores e com os demais educandos.
A relação professor/aluno, não deve ser unilateral, o conhecimento é construído na medida em que essa relação acontece, ela deve ser mútua com clareza de intensões e requerem confiança e muita comunicação, metas tangíveis com o apoio necessário para concretiza-las.
Se o educador conseguir sensibilizar o educando, trazendo um sentido ao que será feito, usando a criatividade e a interação, estará, portanto atuando com competência e promovendo melhorias no desenvolvimento educacional.
Referências: – www.inspiracoespedagogicas.wordpress.com publicação: 22-Abril-2013.
Lei: 9.394 de dezembro de 1996. Att.13º, 111
(BARALDI JUNIOR, Ano, pg)
www.porvir.org/blog
Carmem Duarte 2009. Editora Dom Bosco
Conclusão
Através de métodos eficazes aplicados pelo professor, pode-se aprimorar a aprendizagem, intensificar os sentidos e o desenvolvimento do aluno.
O contato com o novo, com pensamentos e ideias diferentes dos seus, tanto para o aluno quanto para o professor, desenvolvem-se mutualmente numa relação benéfica para ambos.
A relação Professor/Aluno traz avanços na construção da educação, onde o conhecimento será formado em conjunto, com qualidade e rendimentos necessários para a elaboração de uma consciência crítica, formando indivíduos preparados para enfrentar novas relações sociais e outras situações em que esteja inserido.
Referências: Aprendizagem dinâmica – Robert B.Dilts, Todd A. Epstein
ABREU, M.C; MSETTO,
...