Professor-pesquisador - 4 Caros Alunos O Fórum é Um Ambiente De Debate. Aproveite O Espaço Para Dialogar E Conhecer O Que Pensam Os Colegas Dos Inúmeros pólos Do Brasil Inteiro, Trocando Ideias E Perspectivas. Para Fundamentar O Debat
Trabalho Escolar: Professor-pesquisador - 4 Caros Alunos O Fórum é Um Ambiente De Debate. Aproveite O Espaço Para Dialogar E Conhecer O Que Pensam Os Colegas Dos Inúmeros pólos Do Brasil Inteiro, Trocando Ideias E Perspectivas. Para Fundamentar O Debat. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianagarcia23 • 10/6/2013 • 327 Palavras (2 Páginas) • 1.029 Visualizações
Professor-pesquisador - 4
Caros alunos
O Fórum é um ambiente de debate. Aproveite o espaço para dialogar e conhecer o que pensam os colegas dos inúmeros pólos do Brasil inteiro, trocando ideias e perspectivas.
Para fundamentar o debate, leia a seguinte afirmação de Antônio Nóvoa - Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa:
“O professor pesquisador e o professor reflexivo, no fundo, correspondem a correntes diferentes para dizer a mesma coisa. São nomes distintos, maneiras diferentes dos teóricos da literatura pedagógica abordarem uma mesma realidade. A realidade é que o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. Portanto, aqui estamos dentro do paradigma do professor reflexivo. É evidente que podemos encontrar dezenas de textos para explicar a diferença entre esses conceitos, mas creio que, no fundo, no fundo, eles fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, com objeto de análise. Mas, insisto neste ponto, a experiência por si só não é formadora. John Dewey, pedagogo americano e sociólogo do princípio do século, dizia: “quando se afirma que o professor tem 10 anos de experiência, dá para dizer que ele tem 10 anos de experiência ou que ele tem um ano de experiência repetido 10 vezes”. E, na verdade, há muitas vezes esta idéia. Experiência, por si só, pode ser uma merarepetido 10 vezes”. E, na verdade, há muitas vezes esta idéia. Experiência, por si só, pode ser uma mera repetição, uma mera rotina, não é ela que é formadora. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência”.
Proposta para discussão:
Como você vê estas colocações do autor? Somente a experiência não basta ao docente? Por quê? E o que você entende por “professor-pesquisador”?
Comente, explique, discorde, concorde, discuta!!!!!!!!
Boa discussão! Aproveite!
Fraterno abraço,
Prof. Marcelo de Almeida
...