Relatorio Do Livro Capitoes Da Areia
Artigo: Relatorio Do Livro Capitoes Da Areia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianasilvestre • 29/5/2014 • 367 Palavras (2 Páginas) • 639 Visualizações
Retorio do livro Capitães da Areia - Jorge Amado
O livro Capitães da Areia e livro escrito por jorge amado, que relata a vida de meninos de rua, suas descriminações e a falta de interesse da sociedade em ajudalos, são meninos sem amor, felicicidade e uma falta enorme da colaboração do estado.
O livro foi escrito em uma epoca complicada para o Brasil, opressão muito forte, tanto que a primeira edição foi queimada em praça na época da ditadura, A partir de 1944, quando uma nova edição é lançada, entra para a história da literatura brasileira, assim como outros livros do autor, traduzidos para outros idiomas e adaptados para rádio, teatro e cinema.
Capitães da Areia trata da problemática do menor abandonado e das suas consequências: a violência, a criminalidade, a discriminação e a prostituição. A narrativa inicia-se com uma sequência de Cartas à Redação do Jornal da Tarde - Carta do Secretário do Chefe de Polícia; Carta do doutor Juiz de Menores; Carta de uma Mãe Costureira; Carta do Padre José Pedro; Carta do Diretor do Reformatório - a fim de debater as questões referentes a crianças que viviam do furto e infestavam a cidade. São apresentados, logo em seguida, três capítulos: “Sob a lua num velho trapiche abandonado”; “Noite de grande paz, da grande paz dos teus olhos” ; Canção da Bahia, “Canção da Liberdade”.
Jorge Amado relatada em todo momento uma sociedade e um clero cruel, coloca o comunismo como algo bom, no geral a preocupação social dominam, mas os existentes dos garotos de rua os trasnformam em personagens unicos e corajoso.
A realidade Brasileira esta ai, sem mentiras, apesar de se passar anos e anos, o livro mostra a mesma sociedade, um Brasil igual sem muitas mudança, a falta de preocupação com esses meninos, um preconceito enorme sobre eles, e a necessidade que eles tem de se virar sozinho e ser herois da rua.
O livro nos ensina, trasnforma de algumas maneiras nosso pensamento, faz com que olhamos este meninos com um novo olhar, olhar de meninos herois, que crescem com a falta de itens basicos, como educação, amor e familia, olha ao seu redor ninguem se importa com isso e lamentavel.
...