Relatório Sobre O Livro A Tempestade
Ensaios: Relatório Sobre O Livro A Tempestade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: templarcus • 24/4/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 566 Visualizações
Último livro escrito por William Shakespeare em 1611, o livro “A Tempestade” conta a história de Próspero, um aristocrata e mago que se vê forçado a deixar a sua terra natal com sua filha ainda pequena, Miranda, refugiando-se em uma ilha. Próspero tem a seu serviço um escravo inferior chamado Caliban, que o tem como mestre, devido a Próspero tê-lo salvo das mãos de uma bruxa que o torturava e lhe obrigava a fazer maldades a seu serviço. Próspero também tem a seu serviço Ariel, um espírito assexuado que também lhe devota total lealdade, tendo como promessa a liberdade no futuro. Com o auxílio de Ariel, Próspero conjura uma tempestade em auto-mar, fazendo naufragar o navio tripulado pelo atual Duque de Milão e seus súditos. Aproveitando a oportunidade, Caliban se junta aos inimigos de Próspero, tentando um golpe para assassinar seu mestre e obter, então, liberdade. Por outro lado, Próspero vê em um dos integrantes do navio naufragado um possível príncipe para casar com sua filha, sendo que o amor entre os dois foi à primeira vista. O livro então se desenrola contando a história de como Próspero pretende retomar o seu poder, voltando para a sua terra natal e ao mesmo tempo conseguindo casar sua filha com um príncipe em potencial e pelo outro lado da história, conta as aventuras de Caliban e os inimigos de Próspero para assassinar o líder da ilha. Em uma cena cômica, Caliban se embriaga com vinho e coloca tudo a perder, contando os planos dos inimigos de Próspero em assassiná-lo. Ao final do livro, Próspero sucede em retomar o seu poder, revelando-se o verdadeiro Duque de Milão e cumprindo a sua promessa, liberta Ariel, prendendo seus inimigos em uma jaula e novamente obtêm o seu domínio sobre Caliban. Próspero também sucede em casar sua filha Miranda com Ferdinando, que realmente se revela como príncipe.
O livro “A Tempestade” é um exemplo de liderança e administração. Desde o começo, Próspero tem total controle sobre Ariel e já previa as traições de Caliban. Apesar de ser um livro com conteúdo romântico, possui vários aspectos que podem ser utilizados na nossa vida, como o domínio por medo, o qual Próspero o tem sobre Ariel e que eu sou totalmente contra, e os planos em casar Miranda com Ferdinando, os quais ele detalha no decorrer do livro. Apesar da leitura um pouco difícil, o livro é muito prazeroso de se ler e importante, por se tratar de uma das maiores obras de William Shakespeare.
...