Relatório Livro Koch
Dissertações: Relatório Livro Koch. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassyanjos • 23/3/2015 • 673 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
Livro: "Ler e compreender: os sentidos do texto" - Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias.
No primeiro capítulo do livro a autora nos faz refletir a importância da leitura, ressaltando algumas questões para o leitor: O que é ler? Para que ler? Como ler? Fazendo o leitor pensar e responder cada um com uma concepção diferente. Sendo assim a “língua como representação do pensamento” corresponde a de “sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e suas ações”. Nesta condição “o texto” é visto como um produto, e “a leitura” é compreendida como atividade de captação das ideias do autor.
Já o “foco na interação autor-texto-leitor” exigi a interação do leitor, já que a leitura conta também com as experiências e os conhecimentos do leitor que realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, e conhecimentos sobre o assunto abordado. Espera-se deste leitor, que ele processe o que está sendo apresentado, que critique, contradiga ou avalie a informação apresentada. É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos de leitura.
Koch, também apresenta um miniconto de Marcelo Coelho, “o retorno do patinho feio”, apresentando o conto por partes, deixando o leitor curioso, e fazendo o leitor criar hipóteses do que iria acontecer no final.
Como todo texto tem um foco principal, seja ele para informar, isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
O fator de compreensão da leitura varia segundo as circunstâncias, tais como conhecimento linguísticos, esquemas cognitivos, bagagem cultural, o conhecimento gramatical e lexical, conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores, vivências), circunstâncias em que o texto foi produzido. Um dos exemplos que Koch, nos dá são as bulas que é conhecida como um texto de difícil entendimento, por causa da linguagem utilizada, formas de expressão, palavras dificilmente usadas no nosso vocabulário.
Destacamos que a leitura é uma atividade que solicita intensa participação do leitor, pois, se o autor apresenta um texto incompleto, por pressupor a inserção do que foi dito em esquemas cognitivos compartilhados, é preciso que o leitor o complete, por meio de uma série de contribuições.
Pluralidade de leituras e sentidos pode ser maior ou menor dependendo do texto, do modo como foi constituído, do que foi explicitamente revelado e do que foi implicitamente sugerido, por um lado; da ativação, por parte do leitor, de conhecimentos de natureza diversa, e de sua atitude cooperativa perante o texto, por outro lado.
Outro ponto ressaltado é a escrita e leitura que varia com o tempo, um texto antigo pode mudar consideravelmente o modo de constituição da escrita, assim sendo interpretado de muitas formas por cada leitor, esse fato interfere na produção de sentido real do texto.
Sabemos
...