Relatório de Leveduras
Por: natyreissilva • 18/3/2019 • Relatório de pesquisa • 478 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Saccharomyces cerevisiae é um organismo eucariota unicelular que pertence ao reino dos Fungos. É a levedura utilizada na produção do pão e também da cerveja, além de ser usada para a produção de álcool combustível.
Ela é utilizada como base para muitas indústrias, como a de panificação e de bebidas. Esse fungo é utilizado como fermento biológico, por liberar dióxido de carbono, por exemplo, na massa de pão, fazendo-a crescer.
No caso das bebidas alcoólicas produzidas pelo processo de fermentação, a Saccharomyces cerevisae converte o açúcar em álcool etílico e também pode contribuir na formação de constituintes secundários responsáveis pelo sabor - é o caso da cerveja
OBJETIVOS:
Realizar um experimento a fim de entender como funciona a produção de pães a partir da fermentação. Visualizar as leveduras e a analisar características morfológicas e de reprodução.
MATERIAIS:
Fermento biológico fresco
Fermento seco
Açúcar (como nutriente)
Água morna
Erlenmeyer
Lâmina e lamínula
Conta gotas
Álcool 70
1 colher de sopa
Bastão de vidro
Microscópio
PROCEDIMENTO:
Utilizou se o Erlenmeyer com recipiente acrescentou se 200 ml de água morna acrescentou-se na solução aquosa 5 gramas de fermento biológico seco. agitou se manualmente com a finalidade de misturar. Acrescentou-se se uma colher de sopa de açúcar como nutriente e realizou-se a mistura com o auxílio de um bastão de vidro. Deixou-se a solução em descanso por 20 minutos, pegou se a lâmina e fez a higienização secou se com o papel toalha, passou álcool 70 faz o mesmo processo com a lamínula.
Pegar o conta gotas da solução preparada pinga uma gota da solução na lâmina diluir com uma gota de água. coloca na lamínula em 45 graus leva a solução no microscópio e visualizar.
RESULTADO:
Para obter um bom resultado é necessário deixar descansar mais de 12h.
Depois do descanso podemos observar a fermentação dessa leveduras, elas se alimentam através do açúcar contido na solução porque fornecem energia para sua formação, são liberados gás carbônico e álcool etílico.
CONCLUSÃO:
Na visualização do microscópio constatou-se que os microrganismos estavam se mexendo, foi visualizado formas de cocos, micrococos, diplococos, tétrades, estreptococos e etc.
Suas características é viscosa e a colocação opaca. Podemos perceber também que os microrganismos vão aumentando de indivíduos.
...