Resenha
Dissertações: Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirian10 • 24/8/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 2.234 Visualizações
PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217;
Este capitulo Paulo Freire: a Educação e a transformação do mundo faz parte do livro Pensar o Ambiente: bases filósoficas para a Educação Ambiental que foi organizado pelos autores Marta Maria Pernambuco e Antonio Fernando Gouvea da Silva.
Os autores tem como objetivo mostrar a importância da Educação Ambiental e o quanto é impotante a concientização referente a importância do meio ambiente não só para as pessoas que o utilizam hoje como para o futuro.
O capitulo nos remete a importância das atitudes que devem ser tomadas e também a importância do dialógo. Mostra a importância de todos os Homens para um Mundo melhor e não de uma classe social em particular.
O Capitulo se divide em 4 partes: A Primeira diz respeito ao modo de pensar e ver a situação e questão da Educação Ambiental nas classes menos favorecidas e o modo que podem ser refletidas e mudadas para um futuro melhor.
A segunda parte fala sobre Paulo Freire que tem a opção de ser educador como uma forma de mudar o mundo, Nasceu em 1921 em recife se formou em Direito mais fez a opção de se tornar educador e com a repercussão do seu trabalho que realizou em Recife foi chamado para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização.Com o golpe militar foi exilado em 1964 onde viveu em algum paises até retornar ao Brasil em 1979 tornando-se Professor universitário. Faleceu em São Paulo em 1997.
A terceira parte leva a entender as idéias dos autores onde tem o pensamento voltado a interação entre as classes sociais, sem que haja a exclusão de nenhuma classe por ser menos favorecida. Mostra a importância do dialogo e das ações como um todo o quanto é impotante desenvolver trabalhos e propostas pedagógicas para a concientização da educação ambiental.
A Quarta Parte mostra a importância do dialógo e das ações tomadas pelo homem que através da forma de se expressar e agir é capaz de conquistar e mudar diversas coisas e de melhorar sua vida basta ele querer.O homem tem quer ser capaz de entender que através de sua concientização como ser humano é capaz de transformar o mundo.
No meu modo de ver me identifico com a forma de pensar dos autores que nos leva entender que fazemos parte de uma mesma sociedade com direitos e deveres iguais e que ninguém deve ser discriminado por sua classe social e que somos capazes de mudar o mundo através do dialógo e das atitudes, e que a Educação Ambiental depende dos governantes também olharem mais para as classes menos favorecidas utilizando o método pedagógico de concientização , mais também cabe as classes menos favorecidas contriburirem para esta mudança e para esta melhora com gestos e formas de pensar afinal o futuro depende somente das atitudes tomadas no presente.
Esta resenha se destina a educadores, estudantes e os que se interessam na Educação Ambiental como forma pedagógica de ensino e aprendizagem.
...