TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Artigo: Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 3

SIMÔES, Darcilia. Considerações sobre a fala e a escrita-Fonologia nova chave. São Paulo: Parábola Editorial. 2006. 116p.

Darcilia Simões é doutora em letras vernáculas pela UFRJ, mestra em letras pela UFF. Em 2004, coordenou o mestrado em língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ. Praticou a docência em todos os níveis de ensino e desenvolve pesquisas sobre as relações existentes entre mecanismos cognitivos na percepção do não verbal e do verbal, com vistas a aumentar a eficácia da prática docente na habilitação do leitor-redator. Suas obras destacam-se A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática, organizada em parceria com C. C. Henriques 2003; Semiótica & Ensino Reflexões teórico-metodológicas sobre o livro sem legenda e a redação 2003; Língua e cidadania: novas perspectivas para o ensino, organizada em parceria com C.C. Henriques 2004.

O livro surgiu em 1991 com uma proposta de um curso de atualização promovido pela faculdade de formação de professores, fonoaudiólogos, possibilitou um avanço nas considerações que se faziam acerca dos problemas verbais em questão.

Em 1991-1995 abordou as proposta de estratégias linguística didática que passou a ser ministrado na FFP aprimorando as disciplinas de língua portuguesa e linguística de grade curricular do curso de letras.

Darcilia Simões busca demonstrar baseada em sua experiência docente que o domínio das formas escritas não pode ser adquirido imediatamente ele se faz na pratica da leitura, muitas leituras. Muitas escritas. Contudo há estruturas básicas da fonologia da língua que podem ser assentadas desde as primeiras serie do ensino fundamental, para que o estudante obtenha pontos para seu aperfeiçoamento fundamentando sua pratica de usuário da língua e um bom raciocina linguístico. Há muitas dificuldades vivenciadas em sala de aula de alfabetização e de desconhecimento técnico por parte dos docentes do sistema linguístico e de suas particularidades internas e externas.

Há mil problemas em torno da aprendizagem da leitura e escrita desde os movimentos até os últimos vocábulos. Então a autora reuniu o material suficiente a fim de oferecer suportes no sentido de compreender as dificuldades dos seus alunos e o aperfeiçoamento da escrita. Ela deixa claro que o problema no ensino de fonética diz respeito a sua natureza exclusivamente e descritiva ao passo que é tão importante a discussão a respeito de sua aplicação real e expressiva na língua viva e deixada de lado.

O presente livro investe em tópicos e questões para ser explorado e estudado e compreender seus termos fonológicos, A obra sintetiza o conhecimento técnico mostrando uma descrição minuciosa do sistema fônico da língua portuguesa em seu vernáculo. O objetivo é levar o leitor para fora e para um lugar onde se concretizem as aplicações fonológicas.

A primeira parte da obra apresenta-se alguns subsídios-teóricos a importância do conhecimento fonológico na apreensão do funcionamento do sistema de uma língua para discutir a importância de se dominar a língua materna. Faz uma revisão teórica, a qual considera a variação linguística e seus reflexos na escrita.

Percebe-se que não trata de pegar uma mudança radical no ensino e sim estimular uma mudança mais radical, menos memorizante, através do qual o aluno possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com