Resenha - Língua Materna
Artigo: Resenha - Língua Materna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naraafonso • 29/11/2013 • 266 Palavras (2 Páginas) • 1.234 Visualizações
Resenha – Educação em Língua Materna
O livro Educação em Língua Materna de Stella Maris Bortoni – Ricardo, aborda os vários fatores sociolingüísticos da língua falada e escrita na sociedade brasileira. Constituído em sete capítulos todos relacionados na formação da língua materna.
Os capítulos de desenrolam da seguinte maneira, no primeiro se vê a sociedade brasileira e suas características sociolingüísticas, no qual envolve o crescimento da população rural e urbana no Brasil, a evolução de alfabetização e suas taxas a partir dos quinze anos, no segundo a diversidade lingüística e pluralidade cultural no Brasil em que envolve a variação lingüística tanto em casa, com os familiares e no convívio social.
No capítulo três engloba a variação lingüística em sala de aula, identificando o erro e como corrigi-lo sem afetar o aluno o frustrando. O capítulo quatro aborda a comunidade de fala brasileira, seus grupos etários, gênero, status socioeconômico, grau de escolarização, mercado de trabalho e rede social. Já no quinto apresenta o português brasileiro no contínuo de urbanização, contínuo de oralidade - letramento, contínuo de monitoração estilística e o exame do português brasileiro.
O sexto trata da competência comunicativa sendo que introduz os conceitos de competência lingüística e competência comunicativa e suas implicações para a educação da língua materna e para finalizar o sétimo conclui com a variação lingüística no português brasileiro no fim de sistematizar informações sobre regras de variação na fonologia e morfossintaxe. Portanto o livro leva a reflexão de que as crianças, quando chegam à escola, já sabem falar bem a sua língua materna, isto é, sabem compor sentenças bem formadas e comunicar-se nas diversas situações.
...