Resenha MORROW
Projeto de pesquisa: Resenha MORROW. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lianna12 • 16/1/2014 • Projeto de pesquisa • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo RELATORIO DE ESTAGIO-CRAS
RELATORIO DE ESTAGIO-CRAS
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Ciências Sociais
Enviado por: 1111111111111 28 maio 2013
Palavras: 1386 | Páginas: 6
UNIVERSIDADE DE UBERABA
AMÉLIA MARTINS MIRANDA
RELATORIO SEMESTRAL DE ESTAGIO
GOVERNARDOR VALADARES
SUMARIO
1- Identificação.................................................................................................3
2- Introdução....................................................................................................4
3- Desenvolvimento.........................................................................................5
4- Considerações Finais..................................................................................7
5- Referencias Bibliográficas .........................................................................8
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Nome do aluno:
Nome da Instituição: CRAS (Centro de Referência de Assistência social)
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Cep:
Tel:
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, de 08:00 às 17:00horas.
Nome da supervisora de campo: Sandra Oliveira Pinto
N° do CRESS: 12372-MG - 6ª região
Estudante que está realizando estágio e período: - curso de Serviço Social
Período de estagio:
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade de relacionar a minha vivência no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social. Onde poço relatar o que foi feito, as dificuldades e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado I em Serviço Social, dentro do CRAS Virgolândia; relatar a vivência no campo de estágio junto com a prática na assistência Social e apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular.
DESENVOVIMENTO
Relatando a estrutura organizacional O CRAS de Virgolândia; situa-se na Rua Cônego Avelino, bairro Centro, está vinculado com a Secretaria da Assistência Social. Em relação à estrutura organizacional, possui uma área, 04 salas de atendimento, sendo uma para a Assistente Social, advogada e psicóloga e a outra para atendimento da Bolsa Família, uma recepção, cozinha e 03 banheiros. No atendimento do CRAS, são feitos atendimentos direto com o usuário, tanto na unidade como em visitas domiciliares.
O CRAS trabalha em parceria com o conselho tutelar, CMDCA- (conselho municipal dos direitos da criança e da adolescente), PETI- (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Ministério Publico, Delegacia de Policia Civil, Policia Militar. PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão dos Jovens)
Possui uma equipe interdisciplinar composta por; 01- Coordenadora, 01-Advogada, 01-Psicóloga, 01 Assistente Social, 01 Auxiliar Administrativo, 01 Auxiliar de Serviços Gerais.
O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como: Casa das Famílias. São oferecidos serviços continuados e ações de proteção social básica de assistência social, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos comunitário. É uma unidade publica estatal de descentralização da política Nacional de Assistência Social (PNAS).
O objetivo do CRAS é: o principal serviço ofertado pelo CRAS é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Diagnosticar as potencialidades e fragilidades do território e buscar alternativas de melhoria de seus potenciais e superações das dificuldades considerando as diversidades. Potencializar a família como unidade de referencia fortalecendo os vínculos internos e externos. Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo. Desenvolver ações em diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco e vulnerabilidade social. Formulação de projetos de inclusão social e de geração de emprego e renda.
Dentro do CRAS Virgolândia, o Serviço Social tem por objetivos o conhecimento sócio- econômico dos usuários e possíveis usuários. Busca ativa, bem com a difusão de seus objetivos e critérios visando o acesso ao programa para as famílias que apresentam situação de vulnerabilidade social.
As atividades executadas pela assistente social e pela equipe são: Plano de atendimento individual, Estudo de caso, encaminhamento para serviços da rede de sistema de garantia de direito, acolhimento, visitas domiciliares, busca ativa, acompanhamento psicossocial e jurídico.
O publico alvo são: Crianças e adolescentes vitimas de abuso sexual, violência domestica, em situação de trabalho infantil e mendicância, Adolescentes em cumprimento de medidas sócio
...