Resenha Sobre O vídeo O Que Acontece Quando Lemos
Exames: Resenha Sobre O vídeo O Que Acontece Quando Lemos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunoleal4 • 26/5/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 3.036 Visualizações
O que acontece quando lemos
O vídeo o que acontece quando lemos relata as formas dessa leitura e afirma que ler e codificar não são a mesma coisa, ao contrário do que muitos pensam. A leitura é a interação entre o texto e o leitor, ela depende de vários fatores para que possa ocorrer de forma eficaz, ele trás também algumas curiosidades como o número de vezes que passamos ao ler, vai influenciar na velocidade dessa leitura e também na sua qualidade.
Aprendemos também que nem sempre você precisa saber codificar para que a leitura seja efetuada, como no exemplo das crianças onde elas ainda não possuíam a técnica da codificação mais através das suas experiências de vida, elas conseguem identificar figuras, mesmo sem saber o que está escrito nas suas codificações. O conhecimento do leitor também pode ajudar para que ocorra um melhor entendimento e uma maior eficácia nessa leitura que será feita em menos tempo, mas com a mesma qualidade mas, se o leitor não possuir esse certo conhecimento ele poderá ter várias dificuldades na hora de ler determinados textos o que afetará o seu poder de compreensão.
Notamos também que somos treinados para entender as codificações em fileira e nunca dispersas, não temos a mesma capacidade em ler palavras que estão na ordem e palavras que estão em ordens trocadas, pois isso afeta a nossa capacidade de compreender o sentido do texto e rompe a nossa relação entre autor e leitor. Mostra-se que os olhos não são os principais agentes na leitura mais sim o cérebro, pois só conseguimos ler aquilo que entendemos.
Portanto, para efetuar uma boa leitura temos que ter um conhecimento prévio sobre o assunto, isso nos dará um entendimento melhor sobre o texto ao qual estamos lendo. Se utilizando de alguns recursos que o autor usa para se comunicar diretamente com o leitor como: a antecipação de hipóteses, pluralidade de leituras e sentidos fazendo assim com que o texto possa obter a maior interação possível entre autor e leitor.
...