Resenha filme A Revolução dos Bichos
Por: Elimar Do Carmo • 2/12/2015 • Resenha • 864 Palavras (4 Páginas) • 1.275 Visualizações
Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ
Disciplina: Estudos Socioeconômicos
Elimar do Carmo
Síntese sobre o Filme A Revolução dos Bichos
O filme de George Orwell consiste em uma clara crítica à centralização do poder, alienação, egoísmo, autoritarismo, corrupção políticas e sociais, e indiretamente cita algumas características de uma ditadura militar. Outro fato interessante do filme é que os personagens apresentam características de personagens históricos.
O enredo da história se passa em uma fazenda onde o dono Jones, um alcoólatra, que devido ao seu vício maltratava os animais, agredindo-os fisicamente e os deixando sem alimentos. Um dia os animais foram convocados ao celeiro para ouvir o mais sábio entre eles, o porco Major, que os conta sobre um sonho que tivera na noite anterior. O porco Major possui um ideal que se assemelham com os ideais de Karl Marx, discursando sobre o destino dos animais, a união em irmandade, a luta pelo igualitarismo e afirma que somente a remoção do homem de seu meio trará liberdade, proclamando em seguida os princípios do animalismo instantes antes de ser morto acidentalmente por Jones.
Com o intuito dos mandamentos serem lembrados após a morte do velho Major, Snowbow, um porco que sabe ler e escrever, escreve os mandamentos do animalismo. A junção do maltrato com as ideias do Major desencadeiam a revolução dos animais, que atacam os proprietários da fazenda fazendo com que eles se mudem para a cidade.
Uma vez que a fazenda é dominada pelos animais, ele a renomeiam para Fazenda Animal e passam a se organizar em tarefas para gerenciar eles próprios o lugar. Como o porco Snowbow era o que mais entendia e se empenhava para propagar o animalismo, este foi considerado pelos animais como autoridade na fazenda, sendo assim, os animais o obedecia e valorizavam suas ideias. Snowbow dizia que somente com a educação poderiam lutar de igual para igual com o homem, então começou a educar os animais da fazenda, ensinando-os a trabalhar juntos e a defender os ideais do Major. Nesse ponto, podemos identificar os ideais comunistas no filme através do animalismo que prega uma sociedade igualitária entre os animais, onde todos trabalham juntos e são tratados como iguais.
Contudo, a ambição pelo poder de um porco denominado Napoleão dificulta a luta dos animais. Através de uma coalizão entre os porcos, Napoleão recebe ajuda para convencer os outros animais, principalmente de Garganta, que usa da oratória para manipular histórias e uma ideia de Snowbow da construção de um moinho de vento. Napoleão convence os animais de que Snowbow era um inimigo e o bani da fazenda, assumindo a liderança em seu lugar, e centralizando o poder em suas “patas”. Ele não abandona a ideia de Snowbow do moinho, mas a usa para controle dos animais, obrigando-os a trabalharem como escravos na construção de algo que ele mesmo não sabia o funcionamento.
Nesse ponto da história, destaca-se facilmente a diferença de poder e autoridade, pois Snowbow era reconhecido como autoridade e os animais os obedeciam por confiar nele, já Napoleão usou a tática de manipulação, persuasão e chantagem para exercer certo poder sobre os animais, fazendo-os obedece-lo. Também como forma de poder, foi usado por Napoleão o controle da alimentação dos animais, criando uma dependência dos animais com os porcos, sendo que estes ficavam com os melhores alimentos
...