Resenha Filme bicho de sete cabeças
Por: BeatrizBSS • 1/11/2017 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 2.309 Visualizações
CEEP STI CARLOS CORREIA MENEZES DE SANT’ANNA
BEATRIZ SILVA
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
Saúde mental
Filme bicho de sete cabeças
Salvador – BA
2017.2
1- Qual o tema do filme? Os que são realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique.
O tema do filme mostra a questão do sistema manicomial encarcerado, totalmente despreparado para lidar com os loucos e a reinserção deles na sociedade, aborda também a questão das drogas e a falta de diálogo entre pais e filhos.
Além dos profissionais incapacitados para lidarem com tal situação, o filme mostra também a corrupção onde os médicos estavam mais preocupados em não perder a verba vinda do governo (que usavam para fins pessoais ao invés de fazer melhorias nos hospitais) do que no bem-estar do pacientes, estes que eram tratados como lixos humanos, em péssimas condições de higiene e alimentação.
2- Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
Sim. Que antes de qualquer ação a ser feita é necessário que haja um diálogo para saber o que realmente está acontecendo, o que no caso do filme, não houve entre neto e seus familiares.
3- algum elemento do filme não foi compreendido?
Não. Todos os aspectos foram compreendidos.
4 – o que você mais gostou neste filme? Por quê?
Uma cena no hospital psiquiátrico, onde um “velho louco” entrega a Neto um gorro e diz: “É pra agasalhar aqui.”, apontando para a cabeça, na qual a intenção do velho não era só proteger o jovem de um possível resfriado ou dos “loucos” que ali conviviam, mas sim proteger a cabeça e a mente dele daquela realidade enlouquecedora vivida naquele hospital e também da própria sociedade, que julga e aponta o dedo àqueles que mais precisam de suporte.
Há também um poema que o velho diz para Neto, que considero ser bem o que vivemos na atual realidade:
“É preciso fingir, quem é que não finge nesse mundo”? Quem?
É preciso dizer que a mente esta exposta.
É preciso dizer que não esta com fome.
É preciso dizer que não esta com dor de dente.
É preciso dizer que não está com medo.
Se não, não dá.
O médico jamais me disse que a fome e a pobreza podem levar o individuo ao distúrbio mental. Mas quem não come fica nervoso, quem vê seus parentes sem ter o que comer pode chegar à loucura.
O desgosto pode levar a loucura.
Uma morte na família, o abandono de um grande amor.
A gente às vezes precisa fingir que é louco sendo louco.
Fingir que é poeta sendo poeta...
5- Selecione a sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique a maneira como se comporta. Esse comportamento tem a ver ou teve influencia com o tema do filme?
A cena onde neto se está trancado no quarto isolado e tenta se matar. O comportamento dele teve total influência com o tema, pois, mostra que devido aos maus tratos e todo o sofrimento que ele passou não havia mais vontade de viver.
...