Resumo Capitães da Areia
Por: jessicaplamy • 5/8/2016 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
Resumo Capitães da Areia
Pedro Bala é o líder de um grupo chamado Capitães de Areia, formado por aproximadamente 40 crianças sem família, desde os nove até os 16 anos. Entre os integrantes tinha: o Sem-Pernas, João Grande, Professor, Gato, Querido-de-Deus, Pirulito, Dora e Boa Vida. Eles vivem em Salvador, em um armazém abandonado. Muitos estavam lá ou por terem sido abandonadas ou até mesmo para fugir dos maus tratos sofridos em casa.
Eles sobreviviam à custa de pequenos roubos e esmolas. Por causa dessa realidade cruel eles se tornaram hostis e obscenos. Os Capitães de Areia também realizavam furtos grandes e por isso eram procurados para a Polícia. Quando algum deles era pego este era enviado até o Reformatório de Menores. Os pequenos tinham medo do lugar, que apesar de se apresentar à sociedade como um ambiente onde eles pudessem se regenerar para viver socialmente, sofriam muitos castigos por lá.
Após uma epidemia de varíola em Salvador, muitos pobres ficaram infectados, dentre eles os pais de Dora e Zequinha que acabaram morrendo. As crianças, por não terem onde morar, acabaram se unido aos Capitães de Areia através da ajuda de João Grande e do Professor. Por Dora ser uma menina e lá só haver meninos, houve uma grande confusão após sua chegada. Porém ela foi resolvida graças a Pedro. Com o tempo, Dora foi vista como uma mãe para os integrantes do grupo, porém para Pedro Bala ela se declara noiva, iniciando um romance entre os dois.
Numa tentativa de roubo alguns garotos do grupo são presos, dentre eles Pedro Bala, Dora, João Grande, Sem-pernas e Gato. João Grande, Sem-pernas e Gato conseguem fugir da delegacia, porém Pedro Bala e Dora não conseguem. Assim Dora é levada para o orfanato e Pedro Bala para o reformatório. Após alguns dias, Pedro Bala consegue entrar em contato com os amigos e fugir do reformatório. Depois da saída de Pedro Bala, ele e seus amigos resgatam Dora do orfanato, a qual está com uma febre ardente.
No armazém, Dora continua com a febre e diz para Pedro Bala que quer se tornar sua mulher. Após uma hesitação ele aceita e eles vão dormir. No dia seguinte Dora é encontrada morta. Sem se conformar com sua morte, Pedro Bala pensa em Dora como uma estrela, e a procura pelo céu.
Depois da morte de Dora o grupo dos Capitães de Areia começou a se dividir. Gato vai para Ilhéus e tenta dar golpes em grandes proprietários de fazendas de cacau. Volta-seca vai ao cangaço e se junta a um grupo de cangaceiros. Sem-pernas numa tentativa de roubo acaba caindo de um muro e morrendo. Professor fica famoso no Rio de Janeiro por expor seus quadros.
Já Pedro Bala acaba virando um militante proletário. Ele continua a ser perseguido pela polícia, mas agora ele faz isso para defender o direito de expressão das pessoas.
...