Resumo Psicologia Organizacional 1
Trabalho Escolar: Resumo Psicologia Organizacional 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lentina • 21/2/2014 • 831 Palavras (4 Páginas) • 1.863 Visualizações
Psicologia Organizacional
“Mudança”: nos últimos anos, é a palavra de ordem no campo da Administração. Indica as transformações por que passam os diversos setores: tecnologia, cenário econômico e político, concorrências, tendências de mercado.
As organizações enfrentam um ambiente dinâmico.
As ações podem ser:
Dinâmicas e promotoras de mudanças, ou;
Repetitivas e meras mantenedoras da situação atual.
Importância das pessoas nas organizações: a mobilização das pessoas é fundamental para promover mudanças. As organizações embora tenham propriedades físicas, são agregados de pessoas que trabalham.
Quais as dificuldades enfrentadas pelos administradores?
As respostas sempre envolvem pessoas, principalmente a dificuldade de interação, a falta de motivação, conflitos entre equipes, dificuldades de comunicação.
Quais as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores?
As respostas também incluem questões de interação pessoal e satisfação no trabalho. Falta de autonomia, falta de reconhecimento, queixas de comportamento autoritário do superior.
“Disciplina Psicologia Organizacional”: compreender melhor as relações entre as pessoas e as organizações.
Allan Cohen e Stephen Fink: “estamos no meio a uma revolução gerencial e organizacional”.
As organizações precisam se adaptar a nova realidade de mudanças: gerentes precisam atuar de forma rápida e inteligente.
Essas mudanças e adaptações “passam pelas pessoas”.
Psicologia: ciência que estuda o comportamento e a subjetividade. Sua finalidade maior é criar condições para o desenvolvimento humano.
Psicologia Organizacional:
Conceito: estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no contexto das organizações. É uma área de especialização da Psicologia.
Objetivo: oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.
Áreas de estudo da Psicologia Organizacional (ou grandes áreas de preocupação):
Trabalho: foco principal de preocupação. Trabalho como meio de realização pessoal (cumprindo muitas funções na vida das pessoas), produção de bens e serviços e um meio de socialização.
Organização: estrutura, modelo de gestão e cultura da organização. O administrador precisa ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento e a subjetividade em contextos de trabalho – ele precisa saber lidar com pessoas.
Gestão de Pessoas: maneira pela qual uma organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.
Áreas de atuação dos psicólogos organizacionais (seja em empresa ou no serviço público):
Fatores Humanos: melhoria do design da função das máquinas e do ambiente de trabalho.
Resumos: Curso Administração Pública – CEDERJ – AP1
Página 2
Recursos Humanos: recrutamento, testes, treinamentos, avaliação de funcionários.
Organizacional: estilo gerencial, motivação, satisfação, qualidade de vida e pesquisas da cultura organizacional.
Exemplos de aplicação da Psicologia nas organizações:
Processos de treinamento: explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas – adquirir novas habilidades1 e conhecimentos2. Ex.: palestras, seminários e cursos.
Eficácia de liderança e tomada de decisão: ações do dia a dia que deem resultados satisfatórios para a organização – diagnosticar as melhores soluções e alternativas para o processo decisório. Ex.: identificação e desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de estratégias para tomada de decisão.
...