Psicologia Organizacional
Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wantuirrock • 19/9/2012 • 391 Palavras (2 Páginas) • 2.929 Visualizações
O ser humano vive a procura de harmonia, de coerência, da beleza, da perfeição das formas, da unidade das coisas; para isto ele possui e desenvolve uma intuição pessoal que visa a entender o que cada realidade é em si mesma e no conjunto com as demais.
2.12. O homem é um ser axiológico
Etimologicamente, axiologia significa: "estudo dos valores"; valor é tudo aquilo que tem sentido, significado, apreço, estima. Cada ser existente já é um valor em si mesmo, determinado um ponto de partida para ser seu agir ou para seu desenvolver-se: mas como nenhum ser é isolado, o seu agir está situado com o agir de outros seres.
2.13. O homem é um ser político
Política, em sentido amplo, significa a procura pelo bem comum. A política implica uma teia de relações dos indivíduos com os grupos e dos grupos entre si, em escalas local, regional, nacional e internacional, não só para não prejudicar os valores fundamentais da pessoa, mas principalmente para consegui-los. Assim, é um dever ético estar engajado em questões políticas, na medida em que a pessoa se sentir capaz para isto.
2.14. O homem é um ser teorizante
Ele procura sistematizar e colocar em ordem as explicações das coisas, tanto as naturais como as criadas por ele; preocupa-se com o conhecimento lógico e pela clareza das ideias, dos juízos e raciocínios na busca pela posse da verdade. É um dever ético para o homem teorizar meramente passivo perante o mundo que o rodeia, sendo capaz de captar a riqueza do universo e usufruir dela.
2.15. O homem é um ser prático
As necessidades levam o homem a inventar novas coisas, a trabalhar, a produzir; a criatividade, através da ação, é sua característica para seu desenvolvimento; a própria inteligência exige que ele procure agir. Ser prático é ter senso da oportunidade e a realidade, não esperando que uma teoria já pronta resolva tudo. porém é importante que, como ser prático, o homem saiba se impor limites, afinal é o desenvolvimento do seu ser que está em jogo e não a quantidade do que ele produz.
Conclusão
Os quinze aspectos apresentados pelo autor são pontos de partida para detalhar uma série de outros aspectos, onde o conhecimento desses permite o melhor entendimento de si mesmo e evolução no relacionamento com os demais. Dessa forma, percebe-se que a ética é uma construção pessoal, continua e dinâmica.
...