Resumo livro poesia
Por: livinia top • 24/11/2018 • Projeto de pesquisa • 525 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro
Disciplina: Língua portuguesa
Professora: Irane Rodrigues
Aluno (a): Lavínia Ramos Rodrigues nº 18 Turma: 903
Um ano novo danado de bom! De Angela Lago
Esse conto conta a história de um branco preguiçoso que, um dia foi até o porto comprar escravos para fazer seu trabalho. Ele acabou comprando quatro escravas irmãs, sendo que a mais nova, uma menina de meses, saiu de graça.
Na metade do caminho, o branco resolve tomar uma cachacinha e cai no sono. As irmãs aproveitam que ele ta dormindo e resolvem fugir, mas quando foram pegar o bebê, o neném se assustou e aprontou um berreiro, então as três fugiram e deixaram a menor pra trás.
Antes que o sol nascesse, a primeira irmã sentiu tanto dó do bebê que soltou um suspiro tão fundo que virou passarinho. A segunda sentiu um peso tão grande no coração e não conseguiu mais andar, afundou os pés na terra e virou uma árvore. A terceira desandou a chorar, desandou mesmo, virou rio. No outro dia, branco foi procurar as três irmãs e nada. Então deixou o neném debaixo da árvore e foi tomar água no rio. O pássaro vermelho que estava por ali jogou uma pena para a menina, a árvore lhe mandou uma laranja de ouro e o rio lhe jogou um peixe de prata.
Quando chegou o natal, as crianças já crescidas, a mulher e o homem decidiram dar os presentes. A laranja de ouro para o mais velho, que pensou em fazer um laranjal para poder ampliar sua fortuna, mas assim que ele começou a plantar, a laranja virou uma laranja qualquer. O peixe de prata para o segundo, que pensou que se colocasse o peixe no rio, ele ia dar cria. Mas assim que colocou o peixe no lago, ele se transformou em um peixe comum. E para a pequena, uma pena, que parecia sem valor. Mas quando ela colocou a pena no peito, descobriu que podia voar.
Os irmãos com ciúme, roubaram o presente da pequena escrava enquanto ela dormia, jogaram pela janela e o vento a levou mundo afora.
A menina procurou seu presente por toda a casa, mas não achou. Decidiu fugir e continuar procurando, mas já se sentia completamente perdida quando ouviu um passarinho dizer “em frente”, ou seria “enfrente”?
O passarinho começou a voar e ela foi atrás dele. Quando o passarinho pousou, estavam à beira do rio, junto a uma árvore e a menina adivinhou, não sei como, que eram as irmãs dela, então a maldição foi quebrada e as irmãs voltaram à forma de princesas africanas.
E na noite do dia 31, no ano novo, aprontaram um fuzuê e dançaram e festejaram o melhor ano que ia ser danado de bom, danado de novo!
...