TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retrocesso do Progresso

Por:   •  13/10/2019  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Retrocesso do progresso!

Moro em um distrito do município de Itambé localizado no estado de Pernambuco, ele é pataco, típico do interior. Conhecida como Quebec, um pequeno vilarejo que não se sabe muito sobre sua história. Todavia é um lugar belo para lazer com áreas de campo, açudes e outros lugares agradáveis. Atualmente sofre por falta de políticas públicas e investimentos na saúde, educação, saneamento básico e na cultura. Há registros e vestígios de que em algumas décadas atrás este lugar servia de palco para o comércio e a indústria.

Neste lugar necessita-se de vertentes positivas, em relação a segurança e oportunidades, no mínimo. Efetivamente é um assunto que não parece se reverter a um aspecto positivo é a política. Podemos escolher até os políticos, mas não podemos escolher a honestidade dos mesmos. É possível ver que atualmente a situação política desse lugar mantém bem vivos traços do coronelismo, tais como: curral eleitoral e o nepotismo. Absurdo! Total falta de opinião própria, dessa forma são manipulados, induzidos e persuadidos sem nenhum questionamento.

Ademais, pode-se ver a situação atual do Forno da cal que se encontra em ruinas. Segundo um morador antigo do local, o senhor Raimundo, que por volta da década de 50, houve-se uma descoberta de uma matéria-prima o mármore nessa região, tendo início uma exploração, que posteriormente obteve necessidade da criação de um forno criado por engenheiros do exterior, por uma empresa, dando abertura a uma exportação para os estados e municípios vizinhos. Como resultado oportunidades, serviços e avanços comercias para a população local. Porém por falta administração, manutenção e interesse do governo deu-se a falência. Por consequência, o retrocesso.

Por muito tempo, desejamos a reabertura do Forno da cal ou de alguma outra área comercial. Portanto, seria necessário que a prefeitura do município investisse na localidade e seria plausível que realmente houvesse responsabilidade no desenvolvimento, como de suporte técnico, de maneira a garantir o emprego correto dos recursos financeiros. Além disso, em questão política cabe a todos, reconhecer sua parcela de culpa que por não questionarem e por não serem críticos quando realmente deveriam ser.

José Ricardo Feliz da Silva Júnior 3º A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com