Roteiro de Entrevista
Por: matheus1730 • 29/11/2024 • Projeto de pesquisa • 340 Palavras (2 Páginas) • 18 Visualizações
ATIVIDADE
“O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O PAPEL DO COORDENADOR ENQUANTO MEDIADOR NESTE ATO POLÍTICO”.
Sabemos que a escola possui um papel fundamental na Educação dos sujeitos e que a família é fundamental na sua formação. A participação da comunidade na escola busca a descentralização, a partilha de decisões nos seus no seu interior e o aumento da influência dos pais no processo de tomada de decisão que favoreçam a aprendizagem.
Os espaços educacionais são fundamentais para a existência da comunidade, pois possibilita o pertencimento a uma família, no sentido de fazer parte. O diálogo deve ser um direito de todos, pois cada um pode colocar o que pensa, bem como expressar sua forma de agir. Segundo Libânio (2004), o conceito de participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários do processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
Entretanto, a democracia é um processo contínuo de construção e reconstrução, fazendo parte do cotidiano de uma sociedade. A democratização da gestão permite que todos participem da elaboração das metas e objetivos a serem alcançados. Havendo participação mais efetiva de toda a comunidade, os anseios serão melhores supridos e as metas facilmente alcançadas. A escola quando participativa trata o convívio com as adversidades atender as diferenças de cada um, e com o meio onde está inserida a formação de sua clientela, o desenvolvimento afetivo dos funcionários, motivando-os nas tarefas propostas pela instituição escolar. A escola é o lugar de aprendizado de conhecimentos, de desenvolvimento, de capacidades intelectuais, sociais, afetivas, éticas e estéticas e também de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.
Sendo assim, podemos concluir que a elaboração do planejamento participativo na escola deve ser caracterizada por ações coletivas, envolvendo de forma objetiva todos os que dela fazem parte. Nesse sentido, é necessário que o gestor empreenda práticas democráticas, distribuindo as tarefas e decisões, sempre com o intuito de que os participantes da comunidade escolar almejem comprometimento e busquem sempre o consenso.
...