SENAI-DENDEZEIROS TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Por: Claudio Vale • 16/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA
SENAI-DENDEZEIROS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TURMA 55657
CLAUDIO CARVALHO
DOUGLAS BARBOSA
ISAIAS SANTIAGO
VINICIUS SOUZA DA CRUZ
MEMORIAL DESCRITIVO
Salvador
2019
[pic 3]
CLAUDIO CARVALHO
DOUGLAS BARBOSA
ISAIAS SANTIAGO
VINICIUS SOUZA DA CRUZ
MEMORIAL DESCRITIVO
Memorial descritivo sobre termoacústica desenvolvido na Disciplina PFC 2, do Curso de Edificações do SENAI – Dendezeiros, para obtenção de nota.
Orientador (a) técnico: Daniela Chagas
Salvador
2019
LISTA DE FIGURAS[pic 4]
Figura 1 | PENEIRAS DE GRANULOMETRIA........................................ | 9 |
Figura 2 | AGITADOR DE PENEIRAS............................................ | 10 |
Figura 3 FUNDO..................................................................................10
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. OBJETO DE ESTUDO 6 3. MÉTODOLOGIA 7 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7 5. MÉMORIA DE CÁLCULO 8 6. RESULTADOS 9 7. TEMPO DE REVERBERAÇÃO 10 8. EQUIPAMENTOS 10 9. MATERIAL UTILIZADO 11 10. SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS 11 11. CONCLUSÃO 11 12. FIGURAS DOS EQUIPAMENTOS 12 13. REFERÊNCIAS 12 |
INTRODUÇÃO
O presente memorial descritivo tem por objetivo definir os materiais a serem utilizados e orientar a reforma da Igreja Assembleia de Deus. Juntamente com o projeto arquitetônico, o projeto termoacústico visa o tratamento acústico e térmico de recintos fechados garantindo um conforto e adequação do espaço à sua principal atividade.
A isolação de temperaturas e ruídos promove um ambiente mais confortável e diminui o consumo de energia elétrica. Ou seja, o isolamento acústico tem a capacidade de reduzir a entrada de ruídos provenientes do lado externo do ambiente, além de reduzir a saída de ruídos do próprio ambiente, que poderiam porventura incomodar as pessoas que residem próximas à Igreja. Por outro lado, o isolamento térmico mantém a temperatura local com eficiência, reduzindo o uso desnecessário de energia elétrica na climatização do ambiente. Deve-se observar os projetos complementares e seus respectivos memoriais descritivos, bem como suas respectivas especificações, quantitativos e orçamentos para a perfeita execução da reforma. Os serviços descritos são complementados pelo orçamento quantitativo, parte integrante dos serviços contratados com os projetos complementares.
OBJETO DE ESTUDO
A igreja está localizada na rua, localizada, na Avenida Presidente Mendes, Nº 66, Bairro de Águas Claras, Salvador/BA.O salão da Igreja Assembleia de Deus possui as seguintes características arquitetônicas principais:
Área total: 91,88 m²;
Pé-direito: 3,10 m (descontando 40 cm do forro);
Volume: 285,75 m³;
O local é utilizado para diversas atividades, como cultos, apresentações, eventos e confraternizações. O fluxo de pessoas no ambiente é constante durante a semana. O recinto encontra-se com diversos equipamentos e mobiliários, dentre eles:
- 65 cadeiras estofadas, sendo 1 (uma) ao lado do palco, 38 (trinta e oito) na plateia mais próximas ao placo e 26 (vinte e seis) localizadas mais afastadas do palco;
- 01 (uma) janela retangular com dimensões de 2,50m x 2,02m e 01 (uma) Janela com formato em L com dimensões internas de 1,68m e 5,77m x 1,10m, todas de vidro e revestidas com películas de plástico;
- 01 (uma) porta principal de MDF medindo 1,20m x 2,10m;
- 01 (uma) porta de MDF medindo 0,80m x 2,10;
- 01 (um) palco de MDF medindo com altura de 0,30 m;
- 01 (uma) mesa em MDF com dimensões de 1,00m x 0,6m x 0,75m;
- 01 (um) púlpito;
- 01 (uma) bateria (instrumento musical);
- 01 (um) piano;
- 01 (um) computador;
- 01 (um) data show;
- 04 (quatro) caixas de som.
O projeto prevê a reforma de um ambiente onde existe vasão de ruídos sonoros devido às atividades exercidas nele.
A reforma deve ser executada dentro das normas de isolamento acústico, obedecendo a desenhos e detalhes do projeto arquitetônico e complementar fornecidos, bem como seguindo as presentes especificações contidas neste memorial e memoriai dos projetos complementares.
MÉTODOLOGIA
Os métodos utilizados para calcular o tratamento acústico do auditório foram realizados segundo a teoria do campo difuso de Sabine, os valores dos equipamentos e mobiliarias do salão foram obtidos a partir das especificação dos coeficientes de absorção sonora conforme recomendações da norma brasileira NBR 12179-1992, para obter o conforto sonoro adequado para as atividades a serem desenvolvidas no Salão da Igreja.
...