Seis Sigmas
Exames: Seis Sigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monyrh • 16/5/2014 • 3.560 Palavras (15 Páginas) • 288 Visualizações
Santo André, 2013 -
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho e descreve oque seria o processo de seis sigma que atualmente e usada como estratégia para o aumento da competitividade e da melhoria da qualidade.
O programa seis sigma teve origem na Motorola ,desenvolvido nos anos 80,o seis sigma facilmente dszpertou o interesse de outras empresas.
Iremos também conhecer sobre o balanced scorecard (BSC) que juntamente com o seis sigmas estão relacionados a gestão estratégica. O BSC é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual as suas metas e estratégias visando medir o desempenho empresarial.
Veremos caso de sucesso que foi implantador as ferramentas estratégicas na empresa Six Sigma,que foi reduzindo o número dos fornecedores de serviços de transporte que prestam serviços as suas 14 unidades de negócios na América Latina.Que com a aplicação das ferramentas estratégicas diminui o custo e,melhorando a qualidade de serviço.
O programa foi implatado em 1995 pela Ge em suas unidades de negócios em todo o mundo.
O caso que iremos ver agora e um caso q ocorreu algumas implicações na aplicação das ferramentas estratégicas.
A motorola e um modelo pois foi ela que inventou a ferramenta seis sigma, e foi evoluindo de suas raízes, no ano de 1986,bill Smith,um engenheiro sênior e cientista da divisão de comunicação da Motorola,que
introduziu o conceito de seis sigmas.
DESENVOLVIMENTO
Descreva o que é o processo de Seis Sigma
Seis Sigma
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
Considerações iniciais
A razão principal para as empresas adotarem a Seis Sigma prende-se com o aumento das margens de lucro. Parte desse propósito é conseguido través da redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa , independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.
Num sentido mais lato, a
Seis Sigma poderá ser vista como a adjudicação, a realização e o fecho de projetos orientados para a resolução dos problemas mais importantes da organização, com vista a aumentar a sua riqueza. Esta direção é conseguida a partir de uma alocação das pessoas mais competentes, munindo-as dos meios e apoios necessários, para que o trabalho desenvolvido seja executado ininterruptamente.
A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma mais tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. A este respeito e como diz Mikel Harry, conhecido por ser o arquiteto e o padrinho da Seis Sigma, uma coisa é estar no negócio da qualidade. Outra coisa é estar na qualidade do negócio. A Seis Sigma é definida como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.
O Seis Sigma é muitas vezes compreendido como panacéia geral, mas é na realidade uma solução ótima de médio e longo prazos, e se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado, o que não deprecia a filosofia em si mas sim a forma e determinação como ela foi implementada.
Métodos
Projetos Six Sigma seguem duas metodologias inspiradas pelo Plan-Do-Check-Act Cycle de Walter A. Shewhart (amplamente difundidas por W.
Edwards Deming, no Japão pós-guerra). Estas metodologias, compostas de cinco fases cada, são chamadas pelos acronimos DMAIC e DMADV.
DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes.
DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.
DMADV
A metodologia DMADV, também conhecida como DFSS ("Design For Six Sigma"), possui cinco fases:
Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;
Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;
Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;
Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;
Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.
DMAIC
A metodologia DMAIC possui cinco fases:
Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
Measure key aspects: mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores
foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
Analyse:
...