Sobre a evolução fonética
Seminário: Sobre a evolução fonética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrina • 22/4/2014 • Seminário • 685 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
ATIVIDADE II
Sobre Evolução Fonética
1. Conceitue Fonética.
2. Classifique as vogais sublinhadas quanto à intensidade.
Brasil _______________________ Estouro _______________________
Dificilmente _____________________ Dor __________________________
Trabalho ________________________ Levemente _________________________
3. Faça a comutação do primeiro fonema da palavra POMBO com as consoantes descritas e escreva, ao lado, a palavra obtida.
a) Oclusiva, linguodental, surda, oral ___________________________
b) Lateral, alveolar, sonora, oral ______________________________
c) Fricativa, alveolar, sonora, oral _____________________________
4. Entre as inovações fonéticas do Latim Imperial, algumas terão conseqüências importantíssimas. É o caso da palatalização. Diga quais inovações ocorrem com os grupos ci, ce e gi, ge?
As consoantes c, g, pronunciava-se em latim clássico como as iniciais das palavras portuguesas, eram oclusivas velares. Mas em latim Imperial o ponto de articulação destas consoantes aproximou-se do ponto de articulação das vogais - í e – e que lhe seguiam isto é, da zona palatal levando á pronuncia: {kye} e {gye}.
5. Como o grupo -cl- de oc’lu do Latim Vulgar passa a /ch/ palatal ou “molhado” no Galego-Português?
Nesta posição, C, pronunciado como [K] passa a yod ({y}): o’c lu > * oylo.
Esta evolução é comum a todos os falantes hispânicos. Mas as consequências não serão as mesmas segundo as regiões: em Galego-português {- yl-} passa á {lh} palatal “molhado” ao passar que o castelhano fica africada.
6. Qual a evolução do grupo -ct- do Latim para o Galego-Português e para o português atual?
O grupo -ct- passa a { -yt-}; ex; noyte. A língua portuguesa mantem a mesma pronuncia: Noite, enquanto o espanhol, continuando a evolução africada {ts} escrita CH, Chinoche.
7. No Galego-Português três inovações devem ser assinaladas. Diga que inovações foram essas referindo-se:
a) aos grupos pl, cl, e fl
Por sua vez o grupo -ct- passa a { -yt-}; ex; noyte. A língua portuguesa mantem a mesma pronuncia: Noite, enquanto o espanhol, continuando a evolução africada {ts} escrita CH, Chinoche.
b) ao -l- intervocálico
teve consequências importantes, ocorreu possivelmente em fins do socorro X, pois num documento em latim bárbaro de 995, lê – se fiiz {<Felice} e fafia {<fafila], ele incidiu sobre um grande numero de palavras e contribuiu para criar galego-português, vários grupos de vogais em hiato.
c) ao -n- intervocálico
teve consequências importantes, ocorreu possivelmente em fins do socorro X, pois num documento em latim bárbaro de 995, lê – se fiiz {<Felice} e fafia {<fafila], ele incidiu sobre um grande numero de palavras e contribuiu para criar galego-português,
...