TRABALHO DE ABS
Por: Nayssa Nara • 1/7/2022 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
HEPATITE: Inimigo mortal e silencioso
Nayssa Nara Barcelos S. Nunes*
Profª Ma. Ilka da Graça Baía de Araújo**
RESUMO:
Palavras-chave: #hepatite #doença #inimigo #patologia
ABSTRACT
Keywords: #hepatitis #disease #enemy #pathology
- INTRODUÇÃO
As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos, de distribuição universal, que têm em comum o hepatropismo. A hepatite é uma inflamação do fígado, um dos principais órgãos do corpo humano, responsável pelo armazenamento, liberação, síntese e metabolismo de diversas substâncias. As hepatites virais formam um grupo de cinco doenças diferentes e diversos vírus pode ser os causadores, sendo os principais: HAV, HBV, HCV, HDV E HEV, porém outros agentes etiológicos também podem aparecer, como Epstein-Barr, CMV, VHS, vírus da febre amarela e da rubéola. A hepatite viral é geralmente autolimitada, durando cerca de um a dois meses, mas pode durar até cerca de seis meses; no entanto, em outros casos, a hepatite pode apresentar sintomas extra-hepáticos marcantes, levando à doença hepática crônica. A hepatite com maior incidência é a hepatite causada por infecção viral, que se divide nos tipos A, B, C, D (Delta) e E. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que pelo menos 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C, que matam 1,4 milhão de pessoas a cada ano. As hepatites virais são a segunda causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose. É importante ressaltar que a hepatite é prevenível, tratável e, no caso da hepatite C, curável. O enfrentamento dos importantes problemas de saúde pública que constituem doenças infecciosas endêmicas no Brasil continua sendo um desafio formidável. Dentre essas doenças, as hepatites virais são as de maior destaque, e seu comportamento epidemiológico no nosso país e no mundo mudou muito nos últimos anos. A expansão da cobertura vacinal da hepatite B, a detecção mais eficiente do vírus C nos bancos de sangue e as melhorias drásticas no saneamento básico estão entre os fatores decisivos que contribuem para essa mudança.
- METODOLOGIA
- REVISÃO DE LITERATURA
- DEFINIÇÃO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
- FERREIRAL, Cristina Targa FerreiraI; SILVEIRALL, Themis Reverbel da. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Serviço de Pediatria; Setor Gastroenterologia Pediátrica; Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS; Rua Ramiro Barcelos, 2.400 - 4º andar; 90035-003 Porto Alegre, RS
- RODRIGUES, Alana. Hepatites Virais: saiba reconhecer e manejar!. Sanar Flix, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3vVvZYr. Acesso em: 08, de Maior de 2022.
- MANUAL MSD – Versão para os profissionais de saúde. Visão geral da hepatite viral aguda. Sonal Kumar , MD, MPH, Weill Cornell Medical College. 2020. Disponível em: https://msdmnls.co/3P3a5dn. Acesso em: 08, de Maio de 2022.
- PUBLICADO POR HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN. https://bit.ly/3MZUd9F. 2020. Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir.
...