Teste do Gluten
Por: clauclau9999 • 14/7/2021 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Atividades
1.Nesse conto, quem é o narrador da história, e em que pessoa ou foco narrativo ela se desenvolve.
O narrador da história é a menina que está cursando direito, e o foco narrativo são as formigas e o anão.
2. O conto apresenta, em geral uma estrutura definida. Há as seguintes partes: situação inicial, conflito e desfecho.
a) Resuma a situação inicial do conto lido.
A situação inicial é quando elas alugaram um quarto em uma pensão e são recebidas pela dona da pensão e conhecem o lugar em que vão ficar.
b) Como se desenvolve a complicação ou conflito?
O conflito ocorre quando uma trilha de formigas aparece do nada no quarto delas sempre a noite, e começam a montar o esqueleto de um anão que havia num caixotinho.
c) Qual é o desfecho do conto?
O desfecho ocorre quando elas percebem que o esqueleto do anão esta quase se formando e decidem ir embora dali.
3. O tempo da narrativa é cronológico ou psicológico?
É cronológico.
4. Quais são as características principais das duas personagens femininas?
Uma fazia medicina e a outra direito e eram jovens.
5. Como o narrador sugere que o tempo de duração da história é curto?
Porque é um conto, e contos geralmente não são muito extensos.
6. Com base no que já estudamos sobre conto este ano, bem como no material que está disponível na aula de hoje, apresente duas características do texto “As formigas”, que permitem que o mesmo seja classificado como pertencente ao gênero conto.
É classificado em conto pois a história é curta, tem apenas um clímax, tem personagens, narrador, ponto de vista e enredo.
7. Já pensou em transformar o conto “As formigas” em hiperconto? Para isso, seria necessário criar caminhos diferentes para que o leitor pudesse optar e participar mais ativamente da história. O desafio aqui é o seguinte: escolha dois momentos do conto e crie outra opção de leitura, além do já apresentado pela autora.
Poderia ter a opção de escolher jogar fora o caixote com os ossinhos de anão, fazendo com que elas pudessem viver normalmente naquela velha pensão. E no final elas poderiam escolher ficar para ver o que vai acontecer, aí o esqueleto do anão ficaria completo e o anão que era dono do esqueleto voltaria a vida como uma assombração e teria assassinado as duas jovens, pois ele precisava disso para pôr um fim na maldição que haviam colocado nele, e depois os esqueletos delas assumiriam o lugar do esqueleto do anão fazendo com que a maldição passasse para elas.
...