Texto De Opinião
Exames: Texto De Opinião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biaferreira21 • 29/5/2014 • 1.494 Palavras (6 Páginas) • 409 Visualizações
O que é texto de opinião?
- Características
O texto de opinião é um texto argumentativo, ou seja, é um texto que expressa uma opinião, apresentando exemplos, prova, ou seja, nosso único objetivo é o de convencer, sendo assim, apresentamos a nossa opinião sempre fundamentada em relação a determinado assunto e desejamos persuadir nosso leitor a assumir o mesmo ponto de vista.
Para que se possa alcançar com êxito esse desiderato, é preciso conhecer muito bem o tema que irá tratar. O redator precisa ter dados, fatos, estatísticas, exemplos, citações relevantes que justifiquem a sua opinião, que possibilitem a ele escrever bons argumentos, a favor ou contra o tema abordado.
O texto de opinião integra geralmente três partes: a introdução - indicação da ideia que se vai defender; o desenvolvimento - apresentação das razões/exemplos que justifica uma opinião; a conclusão - síntese das razões apresentadas ou insistência num dos exemplos referidos.
É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões. O texto de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
A escrita de um texto opinativo pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho:
- Tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor);
- Justificativa da posição assumida, com base em argumentos;
- Antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando
- Conclusão do texto, reforçando a posição assumida.
Levantados esses pontos, é preciso, também, que se observem dois aspectos fundamentais para a construção da coerência do texto:
- Organização dos argumentos;
- Ligação entre as diferentes partes do texto (frases, parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão.
Biográfica: http://www.mundoeducacao.com
O que é Resenha Crítica?
- Características
Toda resenha são uma descrição detalhada a respeito de determinado conjunto de fatos. A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. O resenhista é aquele que escreve resenha e que possui a capacidade de redigir um resumo a respeito da leitura, formulando um conceito de valor de determinada obra literária.
A resenha crítica apresenta determinado nível de julgamento sobre a obra literária e sobre uma peça teatral, um roteiro de cinema e TV, descrição de método científico, entre outras categorias de obras. O resenhista crítico deve escrever de maneira impessoal, sem demonstrar sarcasmo ou comicidade em sua opinião.
A resenha deve apresentar um posicionamento técnico a partir de uma análise sobre a obra, expondo o resumo do conteúdo e o nível de sua importância. Em suma, apresenta o conteúdo de uma obra com uma avaliação técnica e crítica.
O objetivo da resenha crítica é informar o leitor a respeito do assunto de determinado livro, a contribuição do autor, sempre de maneira objetiva e educada, sem menosprezar de maneira vulgar o conteúdo analisado. Evidencia também o trabalho do autor sobre as abordagens, seu nível de conhecimento e o valor de sua teoria.
O resenhista crítico mostra as falhas presentes na obra, informações desencontradas e, quando merecido, dar elogios ponderados, sem “rasgar a seda”. Apesar de sua análise técnica e equilibrada, o resenhista não possui o direito e deturpar o conteúdo do livro e o pensamento do autor da obra.
Não pode dizer como deveria ter escrito, ressaltando suas próprias qualidades, pormenorizando o valor do autor da obra analisada. O resenhista precisa ter conhecimento completo da obra, competência na matéria, capacidade de juízo de valor, independência de juízo, correção, e respeitar o pensamento do autor.
Ninguém tem tempo para ler todos os livros indicados, para não perder tempo de trabalho intelectual, o melhor recurso é recorrer às resenhas das obras, que auxilia na decisão de ler ou não ler determinada obra. A resenha ajuda muito na elaboração de estudos científicos e elaboração de monografias.
Em sua estrutura a resenha deve conter a referência bibliográfica, credenciais do autor, conhecimento sobre ideia e tema do conteúdo, conclusão do autor, método e embasamento usado pelo autor, e a apreciação a respeito do julgamento da obra.
Biográfica: http://pt.wikipedia.org/
Exercícios do texto
Os muitos fantasmas
O encontro de ontem entre o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Mário Amato, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Jair Meneguelli, em torno de uma pauta comum de combate à inflação, é revelador do tamanho que ganhou o fantasma da disparada de preços.
Meneguelli e Amato, representantes de um pedaço expressivo da sociedade, têm
...