Trabalho De Interpretação E Produção De Textos
Ensaios: Trabalho De Interpretação E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kah.03 • 5/8/2013 • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 1.606 Visualizações
Exercício 1:
Para entender o significado de uma frase, é preciso considerar também o que fica implícito, e não apenas ler a superfície da informação. Desse modo, observe o que fica implícito nesta frase: “Jim disse que as abelhas não picariam idiotas; mas eu não acreditei nisso, porque eu mesmo já tentei muitas vezes, e elas não me picaram.” (Mark Twain. The adventures of Huckleberry Finn)
A - O personagem se considera inteligente, pois não foi picado.
B - O personagem não é inteligente por ter insistido em ser picado pelas abelhas.
C - Jim testou a inteligência de Huckle e afirmou que ele era idiota.
D - O personagem se considera idiota, mesmo não tendo sido picado pelas abelhas.
E - Jim sabia que as abelhas somente picariam Huckle se ele fosse inteligente.
Comentários:
Resposta Certa B
Exercício 2:
(ENEM – 2002) O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.
Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotado um procedimento semelhante é:
A -
B -
C -
D -
E -
Comentários:
Resposta Certa E
Exercício 3:
(ENADE)
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se:
A - um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.
B - um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.
C - um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.
D - um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.
E - uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.
Comentários:
Resposta Certa E
Exercício 4:
(ENADE/2006)
O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.
Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
A - Os homens e as mulheres adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar? (MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os melhores poemas . São Paulo: Global, 1985. p. 14.)
B - Um barco singra o peito rosado do mar. A manhã sacode as ondas e os coqueiros. (ESPÍNOLA, Adriano. Pesca . Beira-sol . Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)
C - Na melancolia de teus olhos Eu sinto a noite se inclinar E ouço as cantigas antigas Do mar. (MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia poética . 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)
D - E olhamos a ilha assinalada pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco só de vento e maresia. (SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)
E - As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga... No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeças coroadas de algas magras e de estrados... Gargantas engolindo grossos goles de água amarga... (BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)
Comentários:
Resposta Certa B
Exercício 5:
Leia o trecho abaixo e responda corretamente ao que será perguntado:
“Alguns estudos mostram que os alunos não são seres passivos. Assistem à TV apreendendo as mensagens que mais se adaptam ao seu modo de ser e de ver as coisas, utilizando-se das representações sociais para compor sua leitura: tornam-se ‘operadores das mensagens”. Tânia Esperon
Do texto é possível fazer a seguinte inferência:
A - Um dos aspectos negativos da televisão é que, diante dela, os jovens em idade escolar perdem a capacidade de interagir com as mensagens veiculadas.
B - Como “operadores de mensagens” os alunos ficam totalmente presos aos sentidos gerados pela televisão.
C - Apreendendo as mensagens geradas pela televisão, os alunos acabam não aprendendo os sentidos que os programas colocam em circulação.
D - Os alunos têm como superar as condições impositivas das mensagens televisivas, pois como seres históricos e marcados por variáveis culturais possuem, também, maneiras de ampliar os sentidos e significados que lhes tentam impor.
E - Os alunos não se utilizam das representações sociais para compor sua leitura.
Comentários:
Resposta Certa D
Exercício 1:
Leia um trecho do texto A vaguidão específica, de Millôr Fernandes.
“- Maria, ponha isso lá em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer qualquer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
- Sim senhora. Olha, o homem está aí.
- Aquele
...