Trabalho Petróleo
Por: Tassilane Rosa • 4/12/2015 • Ensaio • 478 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CURSO TÉCNICO EM GEOLOGIA |
RESUMO – Teste de formação a poço de produção.
LAURO DE FREITAS- BA |
BIANCA CARVALHO DE OLIVEIRA
EYDE VALÉRIA OLIVEIRA DA PAIXÃO
FELIPPE TEIXEIRA DOS SANTOS
REBECCA DA PURIFICAÇÃO A. DE ALMEIDA
TASSILANE ROSA DOS SANTOS REIS
RESUMO – Teste de formação a poço de produção. |
Atividade apresentada ao Discente Tiago Costa, na disciplina de Perfilagem e teste de formação, referente ao Curso Técnico em Geologia no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. |
LAURO DE FREITAS- BA
2015
TESTE DE FORMAÇÃO A POÇO DE PRODUÇÃO
O teste de formação é um método avaliativo, onde completa-se provisoriamente o poço. Em suma, este método consiste em isolar o intervalo que será testado através de obturadores, distinguir a pressão entre a formação e o interior do poço para que o fluido da formação comece a ser produzido, utilizar a válvula de fundo para indicar os períodos de fluxo e estática intercaladamente (com exceção da Perfilagem de produção) e fazer o registro das pressões de fundo de acordo com o tempo. Vale ressaltar que o teste avalia o potencial da produção do poço.
A Perfilagem de produção é constituída pelos perfis corridos depois da descida do revestimento de produção e depois da completação inicial do poço. O revestimento de produção são tubos de aço que permitem a produção seletiva quando há mais de uma zona produtora de hidrocarbonetos. Este tipo de perfilagem visa a efetividade de uma completação ou as condições de produtividade (ou injetividade) de um poço.
O teste de produção é caracterizado pela não-utilização de válvula de fundo. A abertura (período de fluxo) e o fechamento (período de estática) do poço são feitos na superfície, na “arvore de natal” ou no choke manifold. Os registradores são descidos por dentro da coluna por meio de um cabo. Vale ressaltar que como não há válvula de fundo, o volume da câmara de estocagem do teste de produção envolve todo o poço e, portanto, é muito maior que os outros testes de formação.
Alguma ferramentas utilizadas para a perfilagem de produção são as PRODUCTION LOGGING TOOL (PLT) e a Thermal decay time log (TDT). A PLT, fornece alguns tipos de perfis como o Continuous Flowmeter (que tem como objetivo principal calcular a vazão total de produção), Gradiomanômetro (registra continuamente a densidade da mistura de fluido dentro do poço em função da profundidade), Perfil de Densidade (densidade do fluido), hidrolog (indica a porcentagem de água existente na mistura) e perfil de temperatura (indica a temperatura existente no fluido do poço). Já a TDT determina os contatos gás-óleo e óleo-água.
...