Trabalho Sobre A Desigualdade Social
Por: luhbylucy • 30/3/2017 • Dissertação • 374 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
CDF COLÉGIO E CURSO
UNIDADE ZONA NORTE
ATIVIDADE AVALIATIVA
DESIGUALDADE
NATAL/RN
08/2016
COMPONENTES:
IASMIM KETLIM CÂMARA DINIZ – Nº 18
LÚCIA DE FÁTIMA SANTOS DE OLIVEIRA – Nº 24
MARIA EDUARDA PAIVA SILVA – Nº 31
VITÓRIA GOMES FREIRE VARELA – Nº 46
É certo que a desigualdade é um fator presente em variados ambientes do corpo social. Seja econômica, religiosa, de gênero, política, social, as diferenças estão sempre moldando a todos. Não se pode ter como base um caminho de pouca racionalidade em um mundo onde a riqueza, a necessidades básica, entre outros, estão distribuídas de forma irregular. A busca por estes fatores pode acarretar em ações graves como criminalidade, violência, uma vez que, como os benefícios para algumas pessoas não são obtidos de forma pacífica, elas tentarão buscá-los de uma forma “forçada”.
Somado a isso, existem fenômenos sociais ruins como a educação de baixa qualidade, a pobreza, que decorrem das divergências e geram ainda mais problemas para a sociedade em geral. Isso ocorre com mais frequência nos países subdesenvolvidos, por consequência da falta de uma educação qualificada, a ausência de emprego e o precário acesso aos bens culturais. A maioria das pessoas ficam à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as diferenciações.
Portanto, a desigualdade é a pior coisa da vida porque, independente de como é aplicada socialmente, faz com que as pessoas muitas vezes se sintam inferiores às outras e a presença de tanta diferença causa diferenciação de classes, atraso no progresso econômico do país, aumento dos índices de violência e criminalidade, a fome, o que vai desenvolvendo outras dificuldades como alta taxa de mortalidade, aumento de conflitos internos, aumento da taxa de desnutrição mundial. Segundo Rousseau, “a desigualdade tende a se acumular”, o que indica que a nação que a contenha, sofre também de outras complicações, pois a desigualdade é somente uma pedra que, ao cair, gera um terrível efeito dominó.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Kirkpatrick, George R.; Katsiaficas, George N.; Kirkpatrick, Robert George; Mary Lou Emery (1987). Introdução à sociologia crítica. Ardent Media. p. 26, 28 de janeiro de 2011.
- http://www.unrisd.org/ <centro de Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, acesso em 11/08, às 15h38min>
- COSTA, Alfredo Bruto da, Exclusões sociais, Gradiva Publicações, Ltd
- Sociologia: consensos e conflitos Editora UEPG [S.l.] 2001. p. 56
...