Trabalho de História
Por: Luana Freitas • 3/10/2016 • Relatório de pesquisa • 407 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
nome do aluno
Trabalho de história
cidade
ano
nome do aluno
Trabalho de história
Trabalho referente à disciplina de História da (nome da escola), orientado pelo professor (nome do professor), realizado pelo (nome do aluno).
cidade
ano
Sumário
1. Introdução .................................................................................. 04
2. Desenvolvimento ........................................................................ 05
3. Referências ................................................................................ 07
Introdução
O presente trabalho aborda sobre o Governo Juscelino Kubitschek, tendo como objetivo ampliar conhecimentos sobre o assunto em questão e está organizado em forma de texto, respondendo as perguntas propostas no trabalho passado em sala de aula.
A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas de caráter exploratório as quais são feitas em sites e enciclopédias online.
DESENVOLVIMENTO
Os apoiadores do Governo JK pertenciam ao Partido Social Democrático (PSD) e ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que se aliaram e juntos lançaram como candidato Juscelino Kubitschek para presidente e João Goulart para vice-presidente.
A oposição era a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Democráta Cristão (PDC), que disputaram o pleito com Juarez Távora.
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo" (50 anos em 5).
Para cumprir com esse objetivo, o governo federal elaborou o Plano de Metas, que previa um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.
Esse plano de desenvolvimento incluía 31 metas divididas em seis blocos: segurança, alimentação, transportes, indústrias de base e a construção de Brasília.
O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economia brasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.
A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e da produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.
...