Trabalho de pesquisa: A Praça da Juventude
Por: vitoriasouza18 • 17/3/2016 • Projeto de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Conhecendo a Praça da Juventude
O trabalho Conhecendo a Praça da Juventude surgiu a partir das discussões realizadas durante o curso da disciplina de Introdução à Pesquisa, ministradas pelas professoras Eridene Bezerra e Shyandra Cavalcante, na qual ambas ressaltavam a importância da pesquisa como instrumento de conhecimento, uma vez que sem a pesquisa muito do que existe hoje certamente não existira, além de favorecer o desenvolvimento do nosso senso crítico e engajamento com o local em que vivemos.
Inicialmente tivemos como temática geral “Nos entremeios da memória: espaços culturais tabuleirenses”, que tinha como objetivo mapear os espaços culturais da cidade e contribuir com a divulgação e exposição da cultura de Tabuleiro do Norte. O mesmo foi dividido em subtemas, que foram escolhidos pelos próprios alunos.
Dentre várias opções, chamou-nos à atenção a Praça da juventude, por ser um ambiente atualmente bastante frequentado por muitas pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias, mas em tempos atrás passou por um longo período de esquecimento e desuso, no entanto sua importância foi reconhecida e passa agora por um processo de revitalização, que teve como principal agente o PELC (Programa de Esporte e Lazer na Cidade).
O programa acima citado é uma ação do governo estadual que tem como objetivo tornar acessível o esporte e lazer nas cidades cearenses, sendo de extrema importância devido às diversas atividades tanto esportivas quanto aquelas que incentivam o desenvolvimento sociocultural e cognitivo dos participantes, tais como: aulas de xadrez, violão, hidroginástica, aeróbicos e treinos esportivos, os quais todos contam com equipamentos adequados para as praticas citadas, como também com profissionais especializados e comprometidos, que se engajam ao máximo para obter sucesso nas realizações das atividades e para maior bem estar físico e mental da população tabuleirense.
Inicialmente o programa tinha como meta beneficiar em média 400 pessoas, porém a receptividade ao PELC foi tão instantânea e crescente que atualmente contempla cerca de 1078 beneficiados, desde crianças, jovens, idosos e deficientes, pois um de seus objetivos é a inclusão social de todos envolvidos. Consequentemente o sucesso foi inevitável pela dedicação da equipe organizadora, mas, principalmente pelo empenho dos participantes, que agora ocupam o seu tempo com atividades saudáveis e prazerosas.
Diante de um trabalho como o Projeto de pesquisa, para nós alunos, foi desafiador realizá-lo tanto pela seriedade que requer, como pelas dificuldades existentes. Uma de nossas maiores dificuldades foi a ausência de registros e outro problema recorrente foi a interpretação das respostas concedidas nas entrevistas, assim como o tempo disponível para realizar a pesquisa de campo.
Trabalho realizado por Andreina de Oliveira de Sousa, Elisiane Vitoria Macedo Maia, Monalisa Silva Freire e Vitoria Macedo de Souza, alunas do segundo ano do curso técnico de administração da Escola Estadual de Educação Profissional Aveino Magalhâes.
...