TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trovadorismo

Trabalho Escolar: Trovadorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

Trovadorismos

Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram às primeiras manifestações literárias. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer.

Período: Alta Idade Média (século V ao XI) e Baixa Idade Média (século XII ao XV).

Os textos do trovadorismo: A principal manifestação literária do Trovadorismo foi a poesia, representada pelas cantigas, que eram composições feitas para serem cantadas ou acompanhadas por instrumento musical.

A cantiga de amor

Cavalheiro dirige se à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, na posição de fiel vassalo, se põe a serviço de sua senhora, dama da corte, tornando esse amor um objeto de sonho, distante, impossível. Mas nunca consegue conquistá-la, porque eles pertencem a diferentes níveis sociais.

A cantiga de amigo

São cantigas de origem popular, com marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão, estribilho), recursos esses próprios dos textos para serem cantados e que propiciam facilidade na memorização. Esses recursos são utilizados, ainda hoje, nas canções populares.

A cantiga de escárnio

Em cantiga de escárnio, o eu lírico faz uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos. As cantigas de escárnio (ou "de escarnho", na grafia da época) definem-se, pois, como sendo aquelas feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades, trocadilhos e jogos semânticos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco". O cômico que caracteriza essas cantigas é predominantemente verbal, dependente, portanto, do emprego de recursos retóricos. A cantiga de escárnio exigindo unicamente a alusão indireta e velada, para que o destinatário não seja reconhecido, estimula a imaginação do poeta e sugere-lhe uma expressão irônica, embora, por vezes, bastante mordaz.

A cantiga de maldizer

Ao contrário da cantiga de escárnio, a cantiga de maldizer traz uma sátira direta e sem duplos sentidos. É comum a agressão verbal à pessoa satirizada, e muitas vezes, são utilizados até palavras de baixo calão (palavrões). O nome da pessoa satirizada pode ou não ser revelado.

Autores: Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Aires Corpancho, Aires Nunes.

Sociedade e Política: surgiu na França e depois foi para a Inglaterra Medieval, onde o país era dividido em feudos e cada feudo era comandado por um senhor feudal, que morava em castelos. Os trabalhadores, ou seja, os plebeus viviam em função desse feudo, cuidando do castelo, das plantações, animais do seu senhor.

Os textos dos trovadores, eram cantigas, geralmente apresentadas diante dos senhores do castelo e seus convidados. Falavam sobre amor, amizade e escárnio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com