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UNIDADE 5 Comunicação De Exp UAM

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Por:   •  28/1/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

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• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da realidade em seus quadros.

Sobre a temática dos Retirantes, Portinari também escreveu o seguinte poema:

(....)

Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos

Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos

Doloridos como fagulhas de carvão aceso

Corpos disformes, uns panos sujos,

Rasgados e sem cor, dependurados

Homens de enorme ventre bojudo

Mulheres com trouxas caídas para o lado

Pançudas, carregando ao colo um garoto

Choramingando, remelento

(....)

Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964

Das quatro obras reproduzidas abaixo, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema, tornando-se exemplos de intertextualidade implícita.

Resposta Selecionada:

a) 2 e 3.

Resposta Correta:

a) 2 e 3.

Feedback da resposta: 2 e 3. Os quadros citados retomam o tema do poema, constituindo um exemplo de intertextualidade implícita. A intertextualidade implícita ocorre sem a citação expressa da fonte. Aqui, no caso, os textos dialogam sem que haja a indicação explícita da fonte. A imagem 1 não se relaciona com tema de retirantes e a imagem 4 mostra um cangaceiro, o que não necessariamente se relaciona com retirantes.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Observe a imagem:

‘We Can Do It!’, feito por J. Howard Miller

A tela à esquerda é uma pintura; ela foi totalmente recriada a partir de balas de goma, cujo resultado podemos ver na imagem à direita.

Podemos dizer que para a reconstituição desse quadro, o tipo de intertextualidade usada foi:

Resposta Selecionada:

a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.

Resposta Correta:

a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.

Feedback da resposta: Na imagem houve uma estilização, pois, a partir do original, o quadro foi recriado com balas de goma; foi respeitada a essência e acrescentado outro elemento que proporcionou uma visão diferente para a imagem (ao fazer a imagem com bala de goma, acrescentam-se outros valores ao original, associados a esse material de composição).

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A intertextualidade é um recurso muito presente na literatura e mídias contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.

Resposta Selecionada:

d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.

Resposta Correta:

d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.

Feedback da resposta: Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes. Encontramos no trecho citado um trecho que foi retirado do Evangelho. O fato de o trecho ser copiado fielmente do Evangelho demonstra a intertextualidade explícita. No texto, aparece o trecho entre aspas.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto a seguir. Ele baseia-se na conhecida história “Chapeuzinho Vermelho”.

Bem brasileiro

Chapeuzinho Vermelho recebe um e-mail de sua mãe dizendo que a avó tinha acabado de

...

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