Usando versões de idiomas de Portugues
Artigo: Usando versões de idiomas de Portugues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lukcr700nike • 30/5/2014 • Artigo • 548 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
1. Respeita-se a divisão silábica.
Ex.: a-mi-go; an-dai-me.
2. Quando as consoantes são iguais é obrigatório separá-las.
Ex.: pas-sar; cor-rer; ter-ra; re-eleito.
3. Os grupos gu e qu, nunca se separam da vogal ou do ditongo que vem a seguir.
Ex.: es-qui-los; guar-dar.
4. No caso de duas consoantes seguidas, só se passa uma para a linha seguinte.
Ex.: a-mig-da-li-te.
5. Nunca se separam os grupos de consoantes: ch, lh, nh, bl, cl, fl, gl,pl, tl, br, cr, fr, gr,
pr, tr, vr, dl, dr.
Ex.: do-ni-nha; blu-sas; flo-res; bra-ço; tri-plo; Pe-dro.
6. Numa palavra com hífen, se a divisão coincidir com ele, este repete-se na linha
seguinte:
Ex.: guarda-/redes; porta-/- moedas.
7. Evita-se escrever uma só vogal no princípio ou fim de linha.
Ex.: agra-dar; có-pia.
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.
E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade.
O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.
Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado “de menor prestígio”, e isto tem gerado controvérsias entre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma.
Compondo o quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadas variedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Dentre elas destacam-se:
Variações históricas:
Dado o dinamismo que a língua apresenta, a mesma sofre transformações ao longo do tempo. Um exemplo bastante representativo é a questão da ortografia, se levarmos em consideração a palavra farmácia, uma vez que a mesma era grafada com “ph”, contrapondo-se à linguagem dos internautas, a qual fundamenta-se pela supressão do vocábulos.
Analisemos,
...