Vanguardas Europeia
Trabalho Escolar: Vanguardas Europeia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PogibarReis • 1/9/2014 • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 1.724 Visualizações
As Vanguardas Europeias
Movimentos:
• O Futurismo
• O Cubismo
• O Expressionismo
• O Dadaísmo
• O Surrealismo
Contexto Histórico
- O século XX é marcado por novas perspectivas na vida do homem, com inúmeras invenções tecnológicas e o crescimento do conhecimento científico.
- As cidades estavam sendo povoada por pessoas de diferentes etnias, e assim crescendo as atividades comerciais e industriais, além do mais os jornais, rádios e cinemas ganhavam o público cada vez maior.
- O passado era considerado algo para ser posto abaixo e o futuro pedia para ser construído, ou seja, no campo das artes, uma nova linguagem deveria ser criada, tratando do presente sem palavras do passado.
- Vários movimentos artísticos apareceram na Europa, como o Futurismo, Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo, pregando ideias e linguagens nada usuais.
1909- O Futurismo
- É um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti no jornal francês Le figaro.
- Os primeiros futuristas europeus exaltavam a guerra e a violência.
- O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas tanto em Portugal quanto no Brasil, assumiram a impetuosidade futurista e conquistaram toda liberdade de expressão.
- Adotou o verso livre, os ritmos irregulares, a linguagem comum, falada e aboliram todos os esquemas fixos de construção de poemas e prosas.
- Representantes
• O italiano Filippo Marinetti- Publicação do Manifesto Futurista;
• O poeta paulistano Mário de Andrade- 1922 publica o Prefácio Interessantíssimo.
1007- O Cubismo
- Foi um movimento criado na tentativa de melhor interpretar os novos destinos do mundo.
- Em 1907, o pintor espanhol Pablo Picasso, decompunha em formas geométricas, diversas perspectivas dos objetos e em seguida, reunia-se caoticamente no plano.
- Um dos efeitos chocantes da pintura cubista é a sugestão de que a realidade é múltipla e simultânea sendo impossível aprendê-la em sua totalidade.
- Essa forma surpreendente de representação cubista criou muita polêmica entre os apreciadores da arte.
- Os quadros cubistas exigem que o espectador saiba isolar e reunir os elementos constitutivos da imagem para usufruir de sua beleza inusitada.
- No início dos anos de 1920, a arte cubista, com a sugestão dos planos simultâneos que formam a realidade e o cinema, com espetáculos deslumbrantes de suas imagens de movimento inspiravam os escritores modernistas que criaram uma técnica de construção de texto em que prevalece a sugestão de simultaneidade, de dinamismo.
- A literatura modernista então passou a apresentar narrativas entrecortadas que provocavam a ilusão de que as ações ocorreram no momento em que se lê.
- Representantes
• Pablo Picasso- com a obra Retrato de Marie- Therese;
• Alcântara Machado- com a obra Monstro de rodas.
1911- O Expressionismo
- O expressionismo surgiu em 1911 na Alemanha, aos expressionistas interessava representar sem nenhum freio da razão as imagens perturbadoras que brotavam inesperadamente das zonas mais profundas do ser.
- A arte expressionista, portanto, seria o registro do impacto, da exploração do medo, da revolta, das misérias humanas e de todas as sensações dolorosas.
- Contemporâneos dos futuristas, os expressionistas faziam questão de ser um contraponto, ao otimismo exagerado em relação aos avanços tecnológicos e apontavam a necessidade de investigar a alma humana.
- A produção de literatura expressionista na língua portuguesa é bastante restrita.
- Na verdade, encontram-se passagens em versos e prosas, que acentuam traços fortes, repulsivos, disformes, sugerindo desgosto, angústia, aversão, perturbações emocionais.
- Representantes
• O pintor norueguês Munch, que pintou a imagem O Grito;
• Mário de Andrade que publicou Amar, Verbos Intransitivos.
1919- O Dadaísmo
- O fundador do movimento Dadaísta foi Tristan de Tzara, que ressaltava as intenções de aniquilamento e de não propor nada em seu lugar é o que chama “não significa nada”.
- Na arte o Dadaísmo além de agregar cola, barbante, vidro, pregos, serragens e todo tipo de sucata na tela, os artistas plásticos utilizavam objetos fora do normal, originando significados absurdos e incompreensíveis.
- Na literatura encontramos poucas produções Dadaístas a maioria constitui uma experiência de destruição da linguagem, na qual não se abstrai nenhuma mensagem e com outras enunciam debochadamente a inutilidade das próprias ideias que apresentam.
- Representantes
• Tristan Tzara- Fundador do movimento;
• Marcel Duchamp- Roda de Bicicleta;
• Jeab Arp- Escultura Trousse D’ Um Da;
• O escritor alemão Ludwing Kassak- Escrevia poemas destruindo a linguagem Dadaísta.
1924- O Surrealismo
- André Breton dissidente do grupo Dadaísta liderou o movimento de busca pelo verdadeiro espírito criador.
- O repúdio ao racionalismo foi claramente registrado no primeiro Manifesto do
...