Velocidade instantânea
Exam: Velocidade instantânea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariajosesantos • 22/9/2014 • Exam • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Velocidade instantânea: ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro do carro que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Para determinar esta velocidade tem-se que calcular o limite de ( S/ t), para t tendendo a zero; Já observamos que o conceito de velocidade média está associado a dois instantes de tempo. Por exemplo, t1 e t2. E escrevemos v (t1,t2) para o módulo dessa velocidade média.
Por outro lado, concluímos que o módulo da velocidade média entre esses instantes de tempo pode ser obtido a partir do segmento de reta secante ao gráfico da posição em função do tempo. Esse segmento de reta deve ligar os pontos A e B do gráfico, pontos estes que correspondem aos instantes de tempo t1 e t2.
Exemplo: Função x = 3t² + t3 + 2t – 4 (Mudar a função)
• Velocidade no tempo 2s
x = 3t² + t³ + 2t - 4
v = dx = 3x2t2-1 + 2xt 3-1 + 2 – 0
dt
v = 6t + 2t² + 2
Se t = 2s
v = 6x2 + 2x2² + 2
v = 12 + 8 + 2
v = 22m/s
• Aceleração no tempo 10s
v = 6t + 2t² + 2
a= 6 + 2x2t²-¹ + 0
a= 6 + 4t
a= 6 + 4x10
a= 46m/s²
Passo 2
Gráfico s(m) x t(s) x = 3t² + t³ + 2t - 4
t(s) x(m)
0 -4
1 2
2 20
3 56
4 116
5 206
Gráfico v(m) x t(s) v = 6t + 2t² + 2
t(s) v(m)
0 2
1 10
2 22
3 38
4 58
5 82
Etapa 2
Passo 1
Euler legou à posteridade um número assombroso de trabalhos sobre as mais diversas áreas, da Engenharia à Mecânica, da Óptica à Astronomia, da Música à Matemática (curvas, séries, cálculo de variações, cálculo infinitesimal, Geometria, Álgebra).
Produziu tanto durante a sua vida que durante quase 50 anos depois da sua morte, os seus artigos continuaram a ser publicadas na Academia de S. Petersburgo. A lista bibliográfica das suas obras, incluindo itens póstumos, contém 886 títulos. A sua pesquisa Matemática chegava a ser, em média, de 800 páginas por ano, durante toda a sua vida.
No tempo em que esteve em Berlim, Euler ganhou o hábito de escrever artigos e colocá-los numa pilha. Sempre que era necessário material para as publicações da Academia eram retirados artigos da mesma. Como a produção de Euler era superior às publicações, os artigos na base demoravam muito a ser publicados. Isso explica o fato de quando alguns artigos surgirem, extensões e melhorias dos mesmos já terem sido publicadas antes, com a assinatura de Euler.
Jamais algum matemático terá superado a produção deste homem. Como tal, iremos referir somente algumas das contribuições de Leonard Euler para a ciência.
Inicialmente, o fundamento da utilização baseava-se em representar um número infinito, tal como Wallis (1616-1705) usara o . Desta maneira, Euler apresentava ex = lim (1 + x/i) i onde, actualmente se escreve ex = lim (1 + x/n)n.
Mas somente após a opção, por parte de Gauss (1777 - 1856), do símbolo i no seu livro Disquisitiones Arithmeticae em 1801, é que se assegurou a sua utilização nas notações Matemáticas.
Após apresentação dos símbolos, cuja introdução e opção se devem a Euler, foi possível combinar os números e e i com o 0 e o 1 na mais célebre igualdade que contém os cinco números: e i + 1 = 0
Esta revela uma importante relação entre os mesmos. A Euler também é associada à introdução das seguintes notações:
A sexta constante mais importante da Matemática, a Constante de Euler.- O logaritmo de x, ln x;- O uso da letra para a adição;- f(x) para uma função de x.
n ℮ = lim (1+1)n
n⇾∞ n
1 2
5 2,48832
10 2,59374246
50 2,691588029
100 2,704813829
500 2,715568521
1000 2,716923932
5000 2,71801005
10000 2,718145927
100000 2,718268237
1000000 2,718280469
Passo 2
O ouvido humano consegue distinguir diferentes qualidades de som. As notas de um piano e de uma flauta são um exemplo. Mesmo quando um piano e uma flauta tocam duas notas idênticas, perfeitamente afinadas, ainda assim distinguimos uma da outra. Como isso ocorre, se a nota tocada é a mesma? O que diferencia os sons do piano e da flauta é o timbre de cada instrumento, algo que pode ser definido como a impressão sonora ou o “colorido” particular de cada som. Os timbres, por sua vez, resultam da série harmônica, que pode ser explicada como o conjunto de frequências sonoras que soa em simultaneidade com uma nota principal.
Quando ouvimos um som, na realidade escutamos também uma série de outras frequências mais agudas que não conseguimos
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