À ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Por: silmarakelly • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 120 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A palavra "cerâmica" provém do termo grego keramiké, que é derivada de keramos, que significa argila.
Cerâmica é a pedra artificial obtida por meio da moldagem, secagem e cozedura de argila ou mistura contendo argila. No Brasil, a cerâmica teve seus primórdios na Ilha de Marajó.
Pela expansão do setor de construção civil, o mercado para o segmento de cerâmica (telhas e tijolos) é bastante promissor e tem crescido sucessivamente ao longo dos últimos anos, tanto em sua produção, quanto na diversidade de modelos.
Uma empresa que quer crescer precisa realizar ações fora da rotina, como:
• Buscar novos produtos;
• Buscar novos mercados;
• Abrir filiais;
• Aprimorar processos de gestão;
Isso é papel do empreendedor.
- DESENVOLVIMENTO
- INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
No cenário da maioria dos analistas econômicos e dos empresários para o ano pós-eleitoral, qualquer que seja o vencedor, o ano de 2015 é assumido como ano de ajustes. Falar sobre 2015 é previsão e na melhor das hipóteses um jogo de adivinhação. Então o que é possível fazer com um mínimo de objetividade é tentar analisar distorções e problemas que travam ou significam ameaças para o futuro da economia brasileira hoje e que precisam de ajustes ou reformas para removê-las.
No entanto, de acordo com dois empresários, sócios, da ramo de cerâmica de tijolos, contam com a perspectiva de crescimento, devido o mercado estar aquecido com o desenvolvimento das construções civis, pretendem investir mais na empresa, para aumentar a produção, e conseguir atender a demanda, dos futuros clientes projetados no seu planejamento estratégico.
"Ninguém esperava que a atividade desacelerasse tanto. À medida que os dados vão mostrando essa piora, os modelos de previsão vão incorporando e jogando a deterioração para frente", explicou o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima. (EXAME – Setembro 2014)
Especialistas, afirmam que independente da eleição, este ano de 2015 será de ajustes, devido aos desequilíbrios e das distorções acumuladas nos últimos anos. A economia brasileira está estagnada e tudo indica que, na melhor das hipóteses, esse quadro deverá persistir. Mas pela indicação do que acontece na indústria e dada a crise energética, é provável que tenhamos um cenário pior de intensificação na queda já ocorrida.
A empresa dos empresários entrevistados constitui-se de dois sócios, como nível estratégico, um gerente como o nível tático, e funcionários de staff, da linha de produção, como operacional.
No setor de produção, detectaram excedente quebra, ou seja, desperdício de matéria-prima, na realidade, o retrabalho, onde com a quebra dos tijolos ainda “verdes” (como denominam o produto ainda sem o cozimento), dispendia um gasto a mais para a reutilização desta matéria-prima, para minimizar os custos. Se utilizando apenas de folha de verificação, para diagnosticar o gargalo deste setor.
2.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Dentro deste ramo de atividade, onde o nível operacional exige força e resistência, denotava predominância masculina nas atividades laborais; a inserção mão de obra feminina era quase inimaginável, porém com o diagnostico detectado através da folha de verificação, optou-se por uma alternativa que quebraria paradigmas sociais preconcebidos. Realiza dentro desta empresa a contratação para este setor acima referido, a contratação exclusiva de pessoas do sexo feminino, por se tratarem de mulheres que possuem famílias, a rotatividade do setor caiu, a quebra de produtos inacabados diminuiu, pelo fato das mesmas terem mais cuidado na realização do trabalho. Agregando valor ao produto, diminuindo custos operacionais, beneficiando no diferencial competitivo da empresa.
2.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O motivo principal é atender a todos evitar a falta de produtos e matérias primas para comercialização e fabricação respectivamente, Isto quando não ocorre o Efeito Chicote a informação é modificada a medida que passa de entidade a entidade (Fornecedor-Fabricante-Distribuidor-Varejo-Cliente), se estes níveis compartilhassem informações teriam um melhor desempenho. Este gerenciamento tem duas formas, ele pode ser SPC que é o planejamento da cadeia de suprimentos habilitando a empresa a gerar previsões de demanda e desenvolver planos de aquisição de matéria prima e fabricação para um produto, pode ser também SCE que é a execução da cadeia de suprimentos serve para gerenciar o fluxo de produtos por meio das centrais de distribuição e depósitos garantindo a entrega dos produtos.
...