3ª Etapa Atps Ludica
Casos: 3ª Etapa Atps Ludica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirele29 • 21/3/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Jogo da Memória – Placas de Trânsito
5º ano do Ensino Fundamental (10 anos)
Objetivos:
• Estimular a memória;
• Desenvolver o raciocínio lógico;
• Desenvolver a capacidade de observação e concentração;
• Interação
• Respeito às regras
Desenvolvimento: Distribuir as peças com as figuras voltadas para baixo. Cada aluno deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
Avaliação: O trabalho foi realizado de uma forma dinâmica, os alunos mostraram-se interessados e motivados, realizaram os exercícios com muita disciplina e atingiram os objetivos esperados.
5º ano do Ensino Fundamental (10 anos)
Jogo: Explosão ou estourar balões
Objetivos:
• Desenvolve a agilidade;
• Atenção;
• Coordenação motora ampla;
• Corrida;
• Trabalho em equipe.
Desenvolvimento: A turma foi dividida em duas equipes, cada integrante recebeu um balão que, depois de estar cheio de ar, foi amarrado com barbante em um dos seus tornozelos. O objetivo da brincadeira é que cada integrante proteja o seu balão e, ao mesmo tempo, tente estourar os balões da equipe adversária. Nesse sentido, a equipe vencedora será aquela que conseguir estourar todos os balões adversários e permanecer com apenas um balão cheio.
JUSTIFICATIVA TEÓRICA:
Sabe-se que desde bebê, as brincadeiras fazem parte da vida das crianças, sendo fundamental para a formação das mesmas, é através do ato de brincar que a criança aprende interagir , desenvolve suas potencialidades, sua criatividade, sua representação de mundo, seus sentimentos, sua identidade, sua personalidade e sua linguagem. Sendo assim, na brincadeira a criança não elabora apenas o seu conhecimento de mundo, mas elabora também o seu autoconhecimento, tornando-se um sujeito crítico, autônomo e ativo.
• Avaliação: O trabalho foi realizado de uma forma dinâmica, os alunos mostraram-se interessados e motivados, realizaram os exercícios com muita disciplina e desenvoltura, demonstram muito entusiasmo ficaram todos contentes com a brincadeira e atingiram os objetivos esperados.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1999.
http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Brincadeiras/Estoure_o_Balao.htm, acessado em 20 de Setembro de 2013
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