3º Setor
Por: Louia • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 200 Visualizações
Apresentação
O Terceiro Setor é uma terminologia sociológica utilizada para designar uma parcela organizada da sociedade civil sem fins lucrativos que busca soluções para problemas e causas sociais, suprindo necessidades da população que o governo e empresas privadas não conseguem satisfazer.
Ele é representado por fundações, institutos, associações e organizações não governamentais de caráter privado, mas com objetivos sociais e públicos tem se destacado cada vez mais como um importante ator no cenário social, político e econômico dos países e do mundo. A cada dia mobiliza mais recursos e abre novas oportunidades de trabalho, militando pela busca por uma melhor qualidade de vida, através do pleno exercício da cidadania, respeito ao ser humano e ao meio ambiente. O Terceiro Setor é bastante diversificado, pois congrega desde grandes organizações que se empenham em causas ambientais, por exemplo, até as pequenas associações beneficentes de comunidades carentes localizadas na periferia de um grande centro urbano.
No Brasil e no mundo, existem algumas organizações que fazem parte do Terceiro Setor e estão voltadas para as mais diversas áreas, com os mais diversos âmbitos de atuação. Podem ser entidades beneficentes, associações de minorias, organizações voltadas para o cuidado com o Meio Ambiente, para a inclusão digital e/ou social, para erradicação da fome e da miséria, enfim, a presença de uma organização do Terceiro Setor no lugar que for deve ser para trazer benefícios, melhorias e também organização para a comunidade local ou global.
Um crescimento notável vem ocorrendo mundialmente em atividades voluntárias e associações organizadas sem fins lucrativos. Em todos os continentes as pessoas estão formando associações com intuito de prestar assistência social, promover a cidadania, salvar o meio ambiente ou desenvolver uma economia local. Este setor não tem por objetivo o lucro, a distribuição de riqueza entre acionistas, mas sim atender a propósitos públicos. Praticamente todos os movimentos sociais têm suas raízes neste Terceiro Setor. Esse fenômeno é ainda mais marcante dado o declínio, simultâneo, de formas mais tradicionais de participação política, como o voto, a filiação partidária e a associação sindical.
Organizações do Terceiro Setor
São organizações de natureza jurídica sem fins lucrativos ou de acumulação de capital. Todo seu lucro deve ser reinvestido em estrutura ou outras áreas da pessoa jurídica.
A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas (o mercado), e o terceiro são as associações sem fins lucrativos.
Este setor tem como objetivo gerar serviços de caráter público, como desenvolvimento político, econômico, religioso, social e cultural no meio em que atuam, e também tem contribuído para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.
As fundações, associações, instituições do terceiro setor estão muitas vezes envolvidas com obras de filantropia. É importante referir que as empresas que têm responsabilidade social também podem contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Existem várias instituições que fazem parte do terceiro setor, como as ONGs (Organizações Não Governamentais), OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), associações e fundações.
No Brasil, este setor vem ganhando cada vez mais o seu espaço dentro da sociedade, trabalhando junto ao governo para melhorar as condições de vida e suprir as necessidades da população, gerando assim benefícios sociais e econômicos.
Como exemplo, temos o município de Paracuru com 79 associações, e atualmente esta sendo criada a federação das entidades comunitárias, com o intuito de fortalecer o movimento comunitário.
Entre essas associações destacamos a associação das Carlotas que firmou parceria com a POSCO (Companhia Siderúrgica do Pecém), com a finalidade de qualificar a mão de obra para o trabalho profissional.
Temos a Força Flor uma ONG que trabalha com a inclusão de crianças e adolescentes em projetos sociais: (futebol, futsal, capoeira, curso de violão e etc.) e prepara para o mercado de trabalho com alguns cursos: (eletricista, encanador e outros).
Também a ONG - Eco Ação (associação ecológica) tem a missão da Educação Ambiental conta com o apoio de aproximadamente cinquenta pessoas, trabalham com projetos e campanhas:
- Formação de agente ambiental em parceria com o grupo mangue vivo da UFC.
- Paracuru caminho das dunas com Pompílio Ciríaco (quantidade da água absorvida, filtragem da água, e outros mais).
Neste setor temos também diversas organizações religiosas, intitulada com o código de atividade contabilmente, dentre elas destacamos as instituições religiosas (cristã) católica e a evangélica:
Igreja Católica:
A história da Igreja Católica tem aproximadamente dois mil anos e relata os eventos de uma das mais antigas instituições religiosas em atividade, influindo no mundo em aspectos espirituais, religiosos, morais, políticos e socioculturais. A história da Igreja Católica é integrante da História do Cristianismo e da história da civilização ocidental.
A Igreja Católica acredita que se pode enxergar a sua realidade visível, ao mesmo tempo, uma realidade espiritual, portadora de vida divina, e que segue os ensinamentos de Jesus Cristo revelados na bíblia, especialmente no novo testamento, com doutrina “monoteísta”, que professa a fé no Deus único. É que e composta por um conjunto de doutrinas, ritos e práticas de vida em conformidade com o papa e a igreja católica apostólica.
Catolicismo é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, princípios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.
A igreja é a maior instituição de caridade que existe em todos os tempos, temos como exemplo os hospitais que nasceram por intermédio da igreja católica. As universidades e a ciência como conhecemos hoje, etc..
Igreja Evangélica:
A igreja tem a obrigação de influenciar a sociedade ao que cerne conhecimento da vontade de Deus. Sendo uma instituição presente no mundo, ela é portadora e depositária da mensagem do Evangelho a serviço da sociedade.
...