4 Critérios Específicos De Vantagem Competitiva
Exames: 4 Critérios Específicos De Vantagem Competitiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cidmanoel • 27/11/2013 • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 508 Visualizações
Análise Estrutural
Concorrentes: concorrentes diretos Gol e Azul linhas aéreas.
Forcas e Fraquezas:
Forcas Gol : realizar os mesmos trechos nacionais que a companhia Tam realiza, com preços mais baixos.
Fraquezas: não realizar viagens internacionais e como o preço é reduzido, os serviços nacionais são de qualidade inferior.
Forcas e Fraquezas:
Azul linhas aéreas: fraquezas não realiza os mesmos trechos que a cia tam, operando com preços mais acessíveis diminuindo a finalidade dos serviços. Forcas a companhia azul consegue trabalhar com trechos onde a Tam e gol não operam.
Compradores: no início os clientes procuravam custos baixos isto é: as companhias concorrentes com o passar do tempo isso muda. Hoje os clientes buscam qualidade na prestação de serviços e com preço justo. A cia Tam abrange seus serviços para todo tipo de público, seja ele da classe baixa, seja ele classe alta.
Produtos Substitutivos: ônibus que abrange grande parte dos trechos que o avião abrange. Porém com tempo maior de viagem, e com qualidade e conforto inferior ao avião.
Fornecedores: Petrobras: neste caso é o único fornecedor de combustível para avião, não possuindo concorrente direto no âmbito nacional, fazendo assim que exerça forca maior sobre a Tam.
Setor de Comissária: A tam exerce poder sobre estes fornecedores, pois existem várias empresas que prestam este mesmo serviço (que no caso é terceirizado).
Entrantes Potenciais: Torna-se difícil novos entrantes nesta área de prestação de serviços pelos altos custos e também da necessidade de conhecimento do negócio.
Análise dos Stakeholders:
Stakeholders significa público estratégico, também significa parte interessada ou interveniente.
Abaixo estão classificados quem são os Stakeholders da Cia TAM:
Os fornecedores, clientes, o conselho de administração, os funcionários, os estagiários e os jovens aprendizes da TAM.
Os terceiros que representam a TAM : franqueados, funcionários de franqueados, fornecedores de produtos e serviços diversos, prestadores de serviços, consultores, agentes de viagem e representantes comerciais e seus funcionários (se houver).
Fornecedores: Uma das bases de uma indústria bem sucedida é o bom relacionamento com seu fornecedor, tendo em vista que sempre deve haver uma parceria, buscando o melhor para ambos.
Clientes: Pode-se dizer que o cliente é o termômetro do produto/serviço acabado. É através dele que acontece os ajustes de melhorias, visando sempre a diminuição de custos, melhoria continua, e o alcance do objetivo final, ou seja, a lucratividade para a empresa e a satisfação plena do cliente. Estes também são partes interessadas no negocio pois visam a utilização dos serviços e exigem que ele seja de qualidade.
Conselho de administração: É uma das partes também consideradas importantes pois é dai que vem as decisões que devem ser tomadas para alavancar os resultados da empresa.
Funcionários, estagiários e jovem aprendizes: São as partes operacionais, o que coloca e prática a prestação de serviço e que também são partes interessadas do negócio.
Análise de Mecado (PETS)
Política: a empresa TAM Linhas Aéreas tem como política a excelência na qualidade de serviço e em segurança.
Busca pela fidelização de seus clientes com sua posição por voar e servir, isso é somente capaz pelo seu planejamento e treinamento de colaboradores por uma melhor viagem de seus clientes.
Economia: a empresa consegue ter uma boa economia operando em trechos longos com aeronaves menores, por exemplo São Paulo – Paris com uma aeronave Airbus A330 configuradas em três classes de serviço que são estas: primeira classe, executiva e econômica.
Tecnologia: ela aposta em tecnologia para um bom andamento no mercado gerando assim agilidade e conforto nos seus serviços, iniciando desde sua venda de passagens para o cliente até o seu transporte e chegada no destino (sistemas, equipamentos, etc).
Sociedade: a TAM criou um edital público de apoio a projetos socioambientais, para investir recursos em organizações sociais sem fins lucrativos, que provocavam o desenvolvimento do turismo sustentável e a conservação do meio ambiente como exemplos; Instituto Peabiru, Instituto de pesquisa ecológica (IPE), Projeto Tamar, Econom, etc.
TAM oportunidades: por apresentar trechos internacionais com alto nível em transportes, fez com que a empresa entrasse em um grupo de companhias aéreas de alta qualidade que ajudam entre si a alcançar lugares, que outras do mesmo país não conseguem alcançar; chamado de Star Alliance, onde as mesmas começam a viagem e a outra do grupo termina.
GOL Oportunidades: trabalham com viagens somente dentro do Brasil, pois seu foco não é oferecer maior conforto aos seus passageiros, mas sim dar a oportunidades a pessoas de baixa renda viajarem com rapidez com valores mais acessíveis. Com isso a GOL teve a oportunidade de criar uma fidelização das pessoas do próprio país com renda mais baixa.
AZUL oportunidades: possuem aeronaves de pequeno porte, pois transportam um número inferior de passageiros e com pouca qualidade. Sendo assim suas passagens mais acessíveis, fazendo com que a empresa tivesse a oportunidade de criar fidelizações com pessoas que viajam para cidades pequenas com aeroportos que não recebem maiores aeronaves.
TAM ameaças: a Tam como outras companhias aéreas possuem uma ameaça em comum ``acidentes aéreos``, pois quando há um acontecimento deste a confiança entre as companhias diminui muito, fazendo com que a concorrência possa ameaçar pois cada é mais comum pessoas viajarem de avião.
GOL ameaças: como a empresa trabalha somente em território nacional ela apresenta ameaça direta dos próprios clientes e do governo, pois se houver alguma crise no país ela poderá ser afetada diretamente ficando vulnerável e dependente diretamente do país.
AZUL ameaças: a empresa tem uma preocupação com crises causadas em determinadas regiões, devido a facilidade do seu acontecimento faz com que a companhia aérea faca trechos em cidades pequenas.
Como consultar qual a estratégia competitiva?
A vantagem competitiva é a necessidade de obter desenvolvimentos e atributos para com que a empresa melhore em vários aspectos, para que ela tenha uma diferenciação
...